WRC: quarta vitória de Ogier no Rali de Monte-Carlo

10529_ogier-ramp-monte-2017_888_896x504
Em grande estilo: Sébastien Ogier e Julien Ingrassia estrearam pela equipe M-Sport Ford com a vitória no Rali de Monte-Carlo, abrindo a temporada 2017 do WRC

RIO DE JANEIRO – Por essa poucos esperavam, mas aconteceu: Sébastien Ogier venceu o Rali de Monte-Carlo, prova de abertura da temporada 2017 do World Rally Championship (WRC), que inaugurou um novo regulamento técnico com carros mais possantes e velozes e um novo regulamento desportivo, com os pontos de bônus do Power Stage, a última especial, ofertados aos cinco mais rápidos. E foi um triunfo com sabor especial: além de ser o quarto do francês – radicado em Gap, cidade em que gravitou o evento – no Rali de Monte-Carlo, foi também a primeira vitória da Ford no Mundial desde 2012, quando Jari-Matti Latvala triunfou no Rali da Grã-Bretanha.

Quem também flertou com o lugar mais alto do pódio foi Thierry Neuville e seu Hyundai i20: o belga liderou a prova até ser nocauteado por uma quebra de suspensão que lhe tirou qualquer possibilidade de levar os 25 pontos da vitória. Como consolo, ele ainda voltou para marcar o melhor tempo no Power Stage (La Bollene Vesubie-Peira Cava) e não sair no prejuízo, já que fechou a disputa na 15ª colocação.

Com os problemas de Neuville, quem foi premiado com um improvável pódio foi Jari-Matti Latvala, na reestreia da Toyota após mais de uma década fora da modalidade. O time comandado por Tommi Makinen também foi ajudado por uma falha de ignição no segundo Ford Fiesta oficial da M-Sport, guiado por Ött Tanak, que deixou o motor funcionando com apenas dois cilindros. O estoniano não se conformou e guiou furiosamente no último dia, apesar da grave falha técnica, para salvar a 3ª posição e deixar a Ford na liderança do campeonato entre os construtores.

Num Rali que esteve longe de ser fácil desde o primeiro dia, com muitos trechos cheios de neve e o chamado gelo negro, com uma fina camada sobre o asfalto, que ficava um sabão de tão escorregadio, Dani Sordo ainda conseguiu a 4ª posição enquanto Craig Breen, a bordo do Citroën DS3 do ano passado, salvou a honra da montadora francesa, que viu Kris Meeke e Stéphane Lefévbre terem uma primeira etapa para esquecer.

Elfyn Evans perdeu tempo precioso a bordo do outro Ford Fiesta inscrito dentro do novo regulamento: seus pneus Dmack não foram tão bem na neve e no piso escorregadio, mas o galês recuperou-se bem, com direito ao quarto melhor tempo no Power Stage, para terminar num razoável 6º lugar. Andreas Mikkelsen brilhou a bordo de um dos Skoda Fabia inscritos no regulamento WRC2 e não só levou a vitória em sua categoria com sobras, como também abocanhou o 7º posto na classificação geral, seguido pelo tcheco Jan Kopécky, que completou a dobradinha para o construtor tcheco vinculado ao grupo Volkswagen.

Apesar de uma falha prematura de embreagem, Lefévbre recuperou terreno para terminar em 9º na geral e Bryan Bouffier, que já foi pódio geral no Rali de Monte-Carlo (em 2014, para ser mais exato), completou o top 10 da etapa inaugural do campeonato de 2017. Ao todo, 54 carros conseguiram terminar a prova.

Resultado do Rali de Monte-Carlo:

1 – Ogier-Ingrassia (Ford Fiesta WRC ’17) – 4’00’03”6
2 – Latvala-Anttila (Toyota Yaris WRC ’17) + 2’15”0
3 – Tanak-Jarveoja (Ford Fiesta WRC ’17) + 2’57”8
4 – Sordo-Marti (Hyundai i20 WRC ’17) + 3’35”8
5 – Breen-Martin (Citroen DS3 WRC) + 3’47”3
6 – Evans-Barritt (Ford Fiesta WRC ’17) + 6’45”0
7 – Mikkelsen-Jaeger (Skoda Fabia R5) + 9’32”7
8 – Kopecky-Dresler (Skoda Fabia R5) + 12’58”1
9 – Lefébvre-Moreau (Citroen C3 WRC ’17) – 14’43”8
10 – Bouffier-Giraudet (Ford Fiesta R5) + 16’09”4

Classificação do campeonato:

1. Sébastien Ogier – 25 pontos
2. Jari-Matti Latvala – 18
3. Ött Tanak – 15
4. Dani Sordo – 13
5. Craig Breen e Elfyn Evans – 10
7. Andreas Mikkelsen e Stéphane Lefévbre – 6
9. Thierry Neuville – 5
10. Jan Kopecky – 4
11. Juho Hänninen – 3
12. Bryan Bouffier – 1

Comentários