12h de Bathurst: Mostert faz volta voadora no 3º treino livre

84I9717-770x480
A MARC Cars liderou o terceiro treino para as 12h de Bathurst com uma volta simplesmente espetacular de Chaz Mostert na BMW #90

RIO DE JANEIRO – Continuam a todo vapor os treinos livres para a 16ª edição das 12h de Bathurst em Mount Panorama. E com uma volta simplesmente estonteante no finalzinho da sessão, Chaz Mostert – que não faz muito tempo sofreu um acidente assustador com um Ford Falcon FG X do V8 Supercars naquela pista, inclusive fraturando uma perna – foi o piloto mais rápido do terceiro e penúltimo treino livre da sexta-feira australiana.

Com a BMW M6 GT3 #90 inscrita pela equipe MARC Cars na divisão Am da classe A, “Mozzie” trucidou o melhor tempo do treino, que pertencia à Maranello Motorsport. O piloto foi o primeiro a chegar perto da barreira de 2’03”, virando o tempo de 2’03″312, enfiando simplesmente 0″936 goela abaixo de Jamie Whincup, que foi o responsável pelo melhor tempo da Ferrari #88 no treino livre.

“Tive sorte. Peguei o tráfego de um ou dois carros, ultrapassei ambos e fui feliz em conseguir uma volta limpa e com pneus novos”, disse Mostert, que dividirá a pilotagem em Bathurst com Max Twigg e Morgan Haber. “Foi minha primeira sessão com o carro. Acho que podemos ir mais longe – eu e o carro, também”, confia o piloto.

O Bentley #8 da M-Sport finalmente apareceu: graças a Maxime Soulet foi o 3º mais rápido da sessão, seguido pelo “Godzilla” Nissan #23 de Katsumasa Chiyo. A má notícia para a equipe japonesa é que o segundo carro, o #24 que teria Florian Strauss/Todd Kelly/Jann Mardenborough sofreu um forte acidente ao se chocar com uma mureta de proteção. Há a suspeita de que o monobloco do carro tenha sido afetado, o que pode comprometer a participação da trinca em Mount Panorama.

Quem também pintou bem no treino foi a Mercedes-AMG #22 da Scott Taylor Motorsport: o recordista extra-oficial do circuito para as 12h de Bathurst, o alemão Maro Engel, ficou com o quinto tempo – 2’04″802.

A Mercedes da Hogs Breath Café estabeleceu a melhor marca entre os carros do grupo Pro-Am, com o 11º tempo geral da sessão – 2’05″807. Entre os inscritos da Invitational, o MARC Focus V8 #92 foi o mais rápido do terceiro treino – 2’12″505, logo à frente do Porsche da Grove Motorsport que aparece até o momento imbatível na classe B. E a RA Motorsports tornou a figurar como a equipe a ser superada na classe C com seu Ginetta G55 GT4.

Um quarto treino livre fecha as atividades do dia, a partir das 3h05 pelo horário de Brasília – 16h05, hora local.

Comentários