ACO oficializa os 60 carros para as 24h de Le Mans 2017

Porsche 919 Hybrid, Porsche Team: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb
A Porsche foi a campeã das 24 Horas de Le Mans num final dramático em que a Toyota perdeu na última volta. Será que vem o tri dos alemães ou a vitória inédita dos japoneses?

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) confirmou as equipes que honraram o convite dos organizadores e disputarão em junho a 85ª edição das 24h de Le Mans. O circuito de Sarthe voltará a acompanhar o desfile de grandes máquinas das classes LMP1, LMP2, LMGTE-PRO e LMGTE-AM. Serão 60 carros – tal como no ano passado – com grande quantidade principalmente na LMP2, a mais numerosa das classes.

Serão 31 protótipos e 29 Grã-Turismo. E desta vez, note-se a dificuldade dos organizadores em fechar uma lista com um razoável número de reservas – foram apenas 64 pedidos registrados pelo ACO para este ano, contra 73 do ano passado. Apenas duas inscrições suplementares estão na espera, em caso de forfait de qualquer um dos anunciados para este ano de 2017.

Lista oficial para a 85ª 24h de Le Mans AQUI

Além dos 28 carros fixos do WEC, o ACO confirmou que todos os carros pré-selecionados estão na lista oficial, somados a vários competidores do ELMS e também do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Dos EUA vêm quatro equipes de Grã-Turismo, mais a inscrição do único Riley MK30 Gibson na LMP2, via Ben Keating.

A classe LMP1 terá o pior grid de sua história recente em termos de quantidade. Apenas seis carros foram confirmados – somando-se às cinco inscrições do WEC o terceiro Toyota TS050 Hybrid. Neste carro, está garantido apenas o francês Stéphane Sarrazin – e como Pipo Derani foi oficializado pela Ford num dos quatro carros oficiais de fábrica, o caminho está mais do que aberto para Loïc Duval conseguir disputar as 24 Horas de Le Mans ao lado de Sarrazin e, possivelmente, do japonês Ryo Hirakawa.

A LMP2 tem o mais rico plantel de inscritos, com nada menos que 25 bólidos. Os quatro novos carros estarão representados – justamente porque a Keating Motorsports assegurou um Riley. De resto, serão 15 protótipos Oreca 07 – inclusos aí os dois Alpine A470 da equipe Signatech, devidamente rebatizados com a autorização expressa do ACO, junto a mais seis Ligier JS P217 e três Dallara P217 – sendo um deles o do brasileiro Rubens Barrichello, agora sim com estreia mais do que confirmada em Sarthe.

Entre as novidades, além do Racing Team Nederland, estão a volta da Graff Racing às 24 Horas após quase duas décadas e meia de ausência. O time de Pascal Rauturier teve seus dois carros do ELMS confirmados pelo ACO. A Tockwith Motorsports e a Cetilar Villorba Corse são outras caras novas, além dos eslovacos da ARC Bratislava, da IDEC Sport Racing e da DragonSpeed – que recentemente disputou as 24h de Daytona nos EUA.

Na LMGTE-PRO, como era de se esperar, serão 13 carros na disputa pelo troféu de campeão da prova, incluindo os oito carros fixos do WEC e os cinco bólidos provenientes da IMSA – os dois Corvette C7-R do time oficial de fábrica, a Risi Competizione – vice-campeã em 2016 e os dois Ford GT EcoBoost da Chip Ganassi Racing Team USA, que prometem mais uma vez incomodar aos participantes do Mundial de Endurance.

A LMGTE-AM completa a lista de entradas com nada menos que 16 participantes de 11 equipes diferentes. Quatro dessas escuderias vão com dois carros e uma com três – a Proton Competition tem uma inscrição em associação com a Dempsey Racing. As novidades são uma segunda Ferrari para a Clearwater Racing (ninguém esperava essa), dois bólidos para a Spirit of Race, a participação da DH Racing como campeã do AsLMS em sua estreia na pista de Sarthe e a  Larbre Competition com um Corvette C7-R apenas e tão somente para as 24h de Le Mans.

O ACO confirmou apenas a britãnica RLR Motorsport como reserva entre os protótipos e a Mentos-Proton Racing, com o italiano Egidio Perfetti como único piloto confirmado, comparece como única reserva para a divisão LMGTE-AM.

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