FW40: tem barbatana? Tem, sim senhor!

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“Você me enganou”: a Williams divulgou as primeiras imagens do FW40 sem barbatana, mas no lançamento oficial do carro, aí está o artefato aerodinâmico montado e favorecendo o layout da patrocinadora principal, a indústria de bebidas Martini & Rossi

RIO DE JANEIRO – A prévia enganou todo mundo: a Williams passou a impressão de que o FW40 seria um projeto mais convencional com relação aos estudos de aerodinâmica. Mas não tem jeito. No lançamento oficial do novo carro da tradicional a escuderia britânica, feito neste sábado, o bólido apareceu com a barbatana traseira ornamentando o cofre do motor.

A escuderia de Grove tem a expectativa de poder recuperar as boas performances alcançadas em 2014 e 2015, já que no ano passado foram superados pela Force India e deixaram o status de quarta força da categoria. E para isso, contarão de novo com Felipe Massa – que “voltou” à Fórmula 1 após o anúncio da inesperada aposentadoria de Nico Rosberg. O brasileiro também havia se retirado das pistas, mas a própria Williams o compeliu a voltar atrás na decisão e compor a dupla com o jovem canadense Lance Stroll, que faz sua estreia amparado por um caminhão de dinheiro despejado pelo pai.

Como experiência conta e os testes de pré-temporada se iniciam exatamente amanhã em Barcelona, na Espanha, Felipe Massa é quem vai guiar o novo FW40.

“Felipe era a melhor opção para nós”, comentou Claire Willians, chefe da Williams, em entrevista à rádio da emissora britânica BBC. “Agora temos Lance Stroll neste ano, e, como estreante, ele precisa de alguém com experiência em outro carro, de modo que ele era nosso candidato ideal. Não sei se Felipe realmente queria se aposentar das corridas, e é fantástico que ele tenha aceitado voltar com a gente.”

Sobre a temporada 2017, a filha de Frank Williams, que agora chefia as operações da escuderia, preferiu adotar um discurso realista. “Trabalhamos nos últimos meses para reestruturar e melhorar o que fizemos em 2013. Acho que o futuro pode ser brilhante para nossa equipe e acho que esperar algum tipo de performance pode ser complicado diante das novas regras. Não sabemos onde nós estamos, mas temos de melhorar para não terminarmos em quinto no Mundial”, reconheceu. “Acho que este ano vai ser interessante diante de muitas perspectivas, não apenas em razão das novas regras, mas porque teremos um piloto com experiência no grid, e isso é importante”, destacou.

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