MCL32: o Agente Laranja
RIO DE JANEIRO – Quarenta e seis anos depois, a McLaren retoma uma tradição do passado. E atendendo aos pedidos dos fãs da equipe e da Fórmula 1, a equipe agora comandada por Zak Brown apresentou hoje o novo MCL32 para a disputa da temporada 2017.
Vivendo uma nova fase após o afastamento compulsório de Ron Dennis, que foi chutado do time pelos acionistas – e por isso a sigla MP4 que identificava seus carros desde 1981 foi riscada do mapa, a McLaren não economizou em inovações no conceito do novo bólido, sem dúvida bem mais interessante que o antecessor.
As reações mais extremadas vieram nas redes sociais: muitos compararam a pintura do MCL32 aos Arrows com o patrocínio da Orange e também com os primeiros carros da Spyker, por causa da combinação de cores. O blogueiro, aliás, acertou: apostei que o carro lembraria os bólidos da Arrows na programação visual. Mas nada de piadinhas…
Fernando Alonso e o novo recruta Stoffel Vandoorne é que terão a responsabilidade de conduzir a McLaren a posições melhores neste ano. E a equipe está animada: além de um novo conceito no design do carro, a Honda colaborou com um novo motor que, segundo as expectativas, deve ser melhor e mais confiável que as unidades antecessoras.
E a equipe busca incessantemente resultados. Principalmente para atrair novos patrocinadores: sem vencer uma corrida desde 2012, a tradicional escuderia fundada por Bruce McLaren em 1966 viveu anos duríssimos no retorno da parceria com os japoneses. A equipe foi 9ª colocada no Mundial de Construtores em 2015, sexta colocada ano passado (o que denota uma visível evolução), mas o melhor resultado foi 5º lugar – três vezes, com Fernando Alonso.
É muito pouco para um time de tanta tradição…
“Dentro da McLaren-Honda há uma sensação tangível de progresso, de mudança. As novas regras neste ano são uma oportunidade valiosa para nós. Isso vai nos permitir avançar com o que consideramos ser um pacote chassi-motor bem ajustado e claramente definido, e desta forma esperamos estreitar a diferença entre nós e as equipes da frente”, declarou Éric Boullier, o homem-forte das operações da McLaren nos autódromos. “Acho que é um belo pedaço de arte e mal posso esperar para ver Fernando e Stoffel com ele na pista”, disse Zak Brown.
Só faltou o adesivo da G-Drive e o Rusinov de segundo piloto.
Sabe que eu tinha uma esperança de que o carro seria 99% Laranja, mas ….
Que está a cara da finada Arrows não da nem pra questionar, mas o preocupante mesmo é se a Honda vai oferecer um motor mais confiável. O problema maior não é nem a potência, mas a confiabilidade. Ano passado o Alonso e o Button viviam tomando punição no grid por troca de motor ou partes dele. Se conseguirem resolver esse problema, aí sim devem tentar resolver o outro problema: a potência (ou falta dela).