Vídeos históricos – 4ª etapa da Fórmula 3 Sul-Americana (1996)

RIO DE JANEIRO – Mais um vídeo sensacional da época de ouro da Fórmula 3 Sul-Americana com a 4ª etapa do campeonato, disputada no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. Néstor Gabriel Furlán era o piloto dominante na época, mas naquela ocasião, quem brilhou foi Bruno Junqueira.

Então com 19 anos, o piloto mineiro deixava o time de Amir Nasr para se juntar ao pai José Junqueira na montagem de uma equipe própria que alinhou um Dallara F393 com motor Mugen Honda. Furlán, que vinha de duas vitórias nas três provas anteriores e liderava a temporada com um Dallara de motor Fiat, largou da pole position e era o principal favorito. Mas aquele foi o dia de Junqueira, que chegou à sua primeira vitória na categoria. Em 1997, Junqueira juntou-se ao time de Dárcio Dos Santos e com um Dallara Opel, tornou-se finalmente campeão continental.

Nesse vídeo do acervo dos irmãos Neri, uma curiosidade: a narração da transmissão da ESPN International é em português – caso raro na época. O especialista em NFL André José Adler, já falecido, era o narrador e Lívio Reis dividiu com ele a transmissão.

Divirtam-se!

https://youtu.be/-hapGp28zjE

Comentários

  • Se não me engano essa temporada mudou a transmissão na TV aberta da Manchete para a Record mantendo a equipe da TV Tarobá com Luiz Carlos Largo narrando e Gelson Negrão como repórter.

    • Não sei lhe informar, Valerio. Em 1996, a F-3 com certeza não passava na TV aberta pelo menos no Rio de Janeiro. Só voltaria através da Manchete em 1997 com Danton Bohrer narrando e Suzane Carvalho comentando, depois ela foi substituída pelo Ricardo Mattos.

      • Essa volta da Fórmula 3 para Manchete em 1997 eu lembrava, só não lembrava que era o Danton o narrador. Nesse ano o Luiz Carlos Largo entrou na Band para fazer a IRL e ainda fez a Stock Car no Show do Esporte.
        Não sabia que a Record não exibiu a temporada de 1996 para o Rio de Janeiro. Acho que foi a única temporada que eles exibiram, mais a última corrida de 95 em Interlagos que foi dividida com a TV Manchete. As transmissões das provas eram in loco, exceto a preliminar da Fórmula 1 em Bueno Aires que foi no tubo mesmo, sem GC nem repórter no vídeo,. Nesse ano comecei a ver eventualmente a ESPN e vi algumas provas acho que em VT pelos horários, e que me chamavam a atenção usarem o GC da ABC-ESPN (que era o mesmo que o SBT adaptava para as provas da Cart) e o narrador que eu nunca tinha ouvido falar, e agora sei que era o Adler, que fui conhecer para valer só anos depois.