VMJ10, este esquisitão…

20172221130582_i1631^cimgpsh_orig_O
É meio estranho o VMJ10 da Force India? Não importa: interessa é que a equipe de Vijay Mallya esquenta os bastidores e vem cheia de ambição para a temporada 2017 do Mundial de Fórmula 1

RIO DE JANEIRO – Pois é… e depois de assistirmos ao lançamento de dois carros com visual bonito, sem contar as fotos da Williams FW40 – oficialmente ainda não apresentada – a pré-temporada da Fórmula 1 nos traz o primeiro bólido que, se não podemos chamar de feio, vamos dizer que é no mínimo estranho.

O VMJ10, novo carro da Force India para o campeonato de 2017, vai para as pistas com o objetivo de ir mais além do que no último ano: o time de Vijay Mallya adota um discurso ousado e quer superar pelo menos uma das escuderias que terminaram à frente em 2016.

“Quem não acredita, vai ter que engolir”, disse à Zagallo o manda-chuva do time, rebatendo o diretor da Renault, Cyril Abiteboul – que durante o lançamento do carro dos franceses afirmou que a Force India não tem capacidade para se manter no top 5 neste ano.

Cheiro de treta no ar. Curtimos! Pelo menos nos bastidores a temporada – que nem começou de fato – está quente.

Falando do novo carro, o VMJ10 também segue a tendência dos bólidos já apresentados, com barbatana proeminente. E aqui quem vai curtir é o prefeito dos 50 tons de Cinza: a peça aerodinâmica não traz uma única inscrição de patrocínio. E não é só este detalhe que chama a atenção. A dianteira tem um degrau bastante pronunciado e o bico continua daquele mesmo jeito horroroso que nos últimos anos, em formato de tomada.

A preocupação do diretor técnico Andy Green é a mesma que em todas as equipes: o efeito do downforce nos novos carros por conta das novas regras, dos pneus mais largos, da asa reposicionada, et cetera e tal. Segundo o engenheiro, a Force India estuda trabalhar com até 10 tipos de asas dianteiras e traseiras para os diferentes circuitos e suas características. A pista de Monza, palco do GP da Itália, é a que mais preocupa a equipe de técnicos.

De resto, vamos aguardar o início dos treinos para saber do que o time comandado por Bob Fernley, o braço direito de Vijay Mallya nas pistas, é capaz. A Force India terá a estreia do badalado e promissor francês Esteban Ocon, um dos novos enfant gatés da Mercedes. Mais experiente, Sergio Perez vai na esteira do discurso ousado de seu patrão e projeta a primeira vitória dele na Fórmula 1.

Será?

Comentários

  • Alguns carros parecem ficar bonitos nesta temporada…não é o caso do Force India…ao menos que seja rápido e incomode na frente, como a equipe ja ameaçou fazer em tempos anteriores.

  • Vijay Mallya todo valentão?!?!
    #PodeissoArnaldo?!?!
    Todo enrolado na India, pedido de prisão inclusive, esquisito não haver sido “grampeado” na apresentação do carro. . .
    Se bem que, no que tange à F1, tá cheio de pilantra igual ou pior que ele!
    De qualquer forma, queria ver ele ser valentão de verdade e encarar os credores, ao invés de ficar bravateando na terra da rainha. . .