WRC: Neuville comanda Rali da Suécia

PA2083942.0036
O belga Thierry Neuville é o líder do Rali da Suécia após oito especiais disputadas: o piloto da Hyundai foi o mais rápido em cinco delas, abrindo quase 30 segundos para Jari-Matti Latvala

RIO DE JANEIRO – Com oito especiais já completadas no Rali da Suécia, 2ª etapa do World Rally Championship (WRC), o belga Thierry Neuville e seu navegador Nicolas Gilsoul despontam à frente da classificação geral. A dupla do Hyundai i20 Coupe #5 foi a mais rápida em cinco dos oito trechos cronometrados realizados até agora nas estradas nevadas do país nórdico. Com um desempenho excepcional, eles abriram uma vantagem próxima de 30 segundos para Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila, que foram os melhores em duas especiais – incluindo a abertura, na noite de ontem – com o Toyota Yaris WRC.

Ött Tanak/Martin Jarvejoja, num dos Ford Fiesta oficiais desenvolvidos pela M-Sport, fechou a sexta-feira com o melhor tempo na SS8 (Torsby 1) e conseguiu – até agora – estar à frente de Sébastien Ogier. O estoniano está com o 3º lugar geral, a 49″7 de Neuville, seguido muito de perto por Kris Meeke/Paul Nagle, que tentam se recuperar após os problemas enfrentados no Rali de Monte-Carlo. Os britânicos da Citroën estão a 2″1 da dupla do Ford #2.

Já Sébastien Ogier/Julien Ingrassia perderam quase 40 segundos nas passagens disputadas à tarde, após um começo razoável de manhã. Os atuais tetracampeões e líderes do Mundial estão apenas em 5º lugar a 55″7 da dianteira. Mas depois do que aconteceu na neve em Monte-Carlo, tudo pode ser diferente amanhã e domingo nos dois dias que finalizam o Rali da Suécia.

Hayden Paddon/John Kennard começaram igualmente de forma discreta, com a dupla ocupando um modesto 6º lugar, seguidos pelos companheiros de equipe Dani Sordo/Marc Martí. Em seu primeiro Rali neste ano com o novo Citroën C3 WRC, Craig Breen/Scott Martin estão em oitavo, à frente de Elfyn Evans/Daniel Barritt, noutro Ford oficial – só que equipado com os pneus Dmack. A bordo de um carro do ano passado, Stéphane Lefévbre/Garbin Moreau ocupam o décimo posto.

No WRC, Pontus Tidemand/Jonas Andersson lideram a bordo do Skoda Fabia #32, ocupando o 12º lugar geral com 45 segundos de vantagem para Teemu Sunninen/Mikko Markkula. Ole Christian Velby e seu navegador Stig Rune Skjærmoen ocupam a 3ª colocação na classe.

Classificação geral do Rali da Suécia após o SS8:

1 – Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC ’17) – 1.16’24”7
2 – Latvala-Anttila (Toyota Yaris WRC ’17) + 28”1
3 – Tanak-Jarveoja (Ford Fiesta WRC ’17) + 49”7
4 – Meeke-Nagle (Citroen C3 WRC ’17) + 51”8
5 – Ogier-Ingrassia (Ford Fiesta WRC ’17) + 55”7
6 – Paddon-Kennard (Hyundai i20 WRC ’17) + 1’17”8
7 – Sordo-Marti (Hyundai i20 WRC ’17) + 1’40”3
8 – Breen-Martin (Citroen C3 WRC ’17) + 1’54”3
9 – Evans-Barritt (Ford Fiesta WRC ’17) + 3’01”5
10 – Lefebvre-Moreau (Citroen DS3 WRC) + 3’23”6

Comentários

  • Enfim, um início de campeonato que parece ser menos previsível que os dos últimos anos. E mesmo que nos próximos dois dias tudo possa acontecer, a classificação geral até o momento aponta a possibilidade de uma prova com mais alternativas e novidades entre os primeiros colocados.

    O Rally da Suécia é também um dos mais tradicionais do calendário e certamente um dos mais espetaculares. De uma beleza plástica que somente os rallies disputados sobre neve e gelo podem proporcionar.

    Um dado curioso é que ele teve início em 1950 como um rally de verão, com o nome de Rally do Sol da Meia-Noite, disputado sobre terra, sem neve ou gelo. Da mesma forma como é o Rally dos Mil Lagos, iniciado já no ano seguinte no país vizinho e atualmente denominado Rally da Finlândia. Mas a partir de 1965, a prova sueca passou a ser disputada no inverno, já sob a denominação de Rally da Suécia.