57 inscritos para o Blancpain Endurance Series!

vsa-bec-mon16-sp1-3533
Casa cheia! A abertura da temporada do Blancpain Endurance Series 2017 em Monza terá um grid repleto como o da foto

RIO DE JANEIRO – Um número comprova que os campeonatos de Grã-Turismo são realmente uma saudável alternativa para equipes que não têm dinheiro para disputar o WEC e o ELMS, ou apenas e simplesmente atender uma leva de pilotos-clientes capazes de pagar uma vaga em uma equipe razoável ou até mesmo de melhor estrutura: o Blancpain Endurance Series (BES) teve sua lista oficial de inscritos para 2017 divulgada ontem pela SRO.

O total não surpreende. São 57 carros – 33 da divisão Pro Cup, 19 da Pro-Am e os demais da Am Cup. São onze os construtores envolvidos, porque além dos sete que já disputarão a série Sprint, Nissan, Porsche, Aston Martin e Emil Frey Jaguar se juntam à brincadeira nas provas longas. E com possíveis inscrições adicionais, o grid das 24h de Spa-Francorchamps, a prova mais importante do calendário, pode ultrapassar a casa dos 70 carros num piscar de olhos.

As novidades são muitas: a equipe WRT Audi dá abrigo a dois refugiados do extinto time oficial de fábrica dos quatrargólicos no WEC. Marcel Fässler vai dividir o carro #5 com Dries Vanthoor e Will Stevens, enquanto Bénoit Tréluyer estará com Nathanaël Berthon e Stéphane Richelmi a bordo do #6.

O time de antigos pilotos do Audi Sport Team Joest também tem Oliver Jarvis no BES, mas não pela marca de Ingolstadt: o britânico vai de Bentley, partilhando um carro com os compatriotas Guy Smith e Steven Kane. É um time forte…

A equipe Emil Frey Racing, que tem dois Jaguar G3 construídos com base no modelo XK em seu ateliê na Suíça, não desistiu de alinhar um Jaguar F-Type GT3 para o restante do ano – o problema é conseguir o apoio da marca do felino para tanto. Já o Lexus RC-F do time, que será visto no International GT Open, continua com a construção a todo vapor. A equipe terá dois carros no BES para Lorenz Frey/Stéphane Ortelli/Albert Costa e para Jonathan Hirschi/Christian Klien/Marco Seefried.

A lista de inscritos também nos mostra algumas surpresas, como o regresso da Roock Racing às competições internacionais, alinhando dois Porsches na classe Pro-Am, ainda sem pilotos 100% definidos. A Zakspeed, que se reestruturou após um período falimentar e vinha competindo regularmente no ADAC GT, o super competitivo Campeonato Alemão de Grã-Turismo, também comparece com duas inscrições de Mercedes-AMG GT3 para a mesma categoria da Roock.

Quem também regressa ao BES é a SMP Racing, que terá uma Ferrari 488 GT3 para Victor Shaytar, Davide Rigon e um terceiro nome a ser confirmado. O construtor italiano ataca em todas as frentes em 2017 e uma equipe que chama a atenção é a Kaspersky Motorsport, que terá nada menos que James Calado e Giancarlo Fisichella, mais Marco Cioci.

A AKKA-ASP, que terá dois carros na Pro Cup e os dois restantes na Pro-Am, assim como na Sprint Series, confirmou o italiano Edoardo Mortara como a grande aquisição do time francês para 2017. Piloto da Mercedes-Benz no DTM, “Edo” foi liberado para competir no BES pela ausência de concomitância de datas e porque Mathias Lauda, que tinha sido anunciado para guiar o carro #90 junto a Raffaele Marciello e Michael Meadows, teve que renunciar ao compromisso porque a Aston Martin Racing não o liberou.

Isto posto, a equipe chefiada por Jerôme Policand e Patrice Goueslard terá outros ótimos nomes, como Jules Gounon, Tristan Vautier, Félix Serralles, Dani Juncadella e Ludo Badey.

Outra atração é a Strakka Racing substituindo a Garage 59 no posto de equipe oficial da McLaren nas séries Blancpain e um elenco de pilotos com muitos destaques. Sam Tordoff, que se destacava no BTCC, o sempre equilibrado Campeonato Britânico de Turismo, estará a bordo de um dos carros junto a Jonny Kane e Davide Fumanelli. Outros dois pilotos da equipe no WEC, Nick Leventis e Lewis Williamson, formam com Craig Fleming na inscrição Pro-Am do time britânico.

No mais, Côme Ledogar e Rob Bell, campeões ano passado na série de Endurance junto a Shane Van Gisbergen, terão como novo parceiro o britânico Ben Barnicoat, enquanto Andrew Watson se junta a Jazeman Jaafar e Dean Stoneman na condução do quarto carro do time.

A lista de inscritos para o Blancpain Endurance Series está AQUI

Comentários