CAMS Australian GT: Bates vence mais uma e fecha fim de semana como líder do campeonato

LR-AGT-Bates-Wins-1-Clipsal
Tony Bates, na Mercedes à esquerda na foto, bateu Roger Lago por pouco mais de um décimo de segundo e venceu a prova #3 do Australiano de GT, assumindo a liderança do campeonato em Adelaide

RIO DE JANEIRO – O CAMS Australian GT fechou sua primeira rodada com a 3ª e última prova do fim de semana em Adelaide. Foi a corrida mais prejudicada de todas, já que dos 40 minutos previstos, metade aconteceu sob bandeira vermelha.

Um acidente entre o Lamborghini R-EX de Tim Miles e o Huracán de Dean Canto, na curva 8 do circuito, logo na segunda volta, foi o responsável por deixar a disputa com apenas 18 voltas. E também por tornar o período em bandeira verde absolutamente emocionante, por conta do ajuste de tempo para os pit stops compulsórios.

Pole position por conta da vitória na prova #2, na véspera, Peter Major acabou terminando em 4º lugar, quebrando a sequência de dois pódios no fim de semana. Quem ficou com o 3º posto na quadriculada foi Tony Walls, em seu melhor resultado no evento com o McLaren 650S da Objective Racing.

Mas o show ficou com Tony Bates e Roger Lago: os dois foram os grandes protagonistas da disputa, num pega sensacional pela vitória. A diferença das voltas mais rápidas foi de somente 0″005 e Bates cruzou a meta final para ser o grande vencedor do domingo por 0″140.

Após as três provas da rodada inicial, Bates lidera o CAMS Australian GT na série Sprint com 182 pontos, contra 173 de Roger Lago, 154 de Peter Major, 107 de Liam Talbot e 92 do 5º colocado Tony Walls.

A próxima etapa é a preliminar do GP da Austrália de Fórmula 1 em Melbourne, no sistema de rodada quádrupla – quatro etapas com pontuação distinta ao vencedor em cada bateria, começando com 25 pontos na primeira, 45 na segunda, 50 na terceira e 80 na quarta – máximo de 220 pontos, com o adicional de 20 pontos extras ao melhor tempo dos dois treinos classificatórios.

O resultado final:

1. #24 Tony Bates
Moveitnet/Scott Eggleston Motorsport – Mercedes-AMG GT3
18 voltas em 39’37″244

2. #23 Roger Lago
JBS Australia – Lamborghini R-EX
18 voltas em 39’37″384

3. #11 Tony Walls
Objective Racing – McLaren 650S GT3
18 voltas em 39’49″799

4. #14 Peter Major
PM Motorsport – Lamborghini R-EX
18 voltas em 39’57″454

5. #8 Max Twigg
Australian Engineered Flooring/Scott Taylor Motorsport – Mercedes-AMG GT3
18 voltas em 40’02″894

6. #911 Liam Talbot
Mega Racing – Porsche 911 GT3-R
18 voltas em 40’03″627

7. #73 Michael Hovey/Daniel Jillesen
Triffid Bar Venue – Lamborghini R-EX
18 voltas em 40’06″323

8. #19 Mark Griffith
Hogs Breath Café/Griffith Corporation – Mercedes-AMG GT3
18 voltas em 40’09″135

9. #74 Geoff Emery/Kelvin Van der Linde
Jamec-Pem Racing – Audi R8 LMS
18 voltas em 40’13″827

10. #3 Ash Samadi
Bondi Wholefoods – Audi R8 LMS
18 voltas em 40’13″834

Comentários