CAMS Australian GT: na última da rodada, vitória de Talbot

LR-AGT-Talbot-Wins-1-AGP
A quadriculada da vitória para Liam Talbot neste domingo em Melbourne

RIO DE JANEIRO – A quarta e última prova da 2ª rodada do CAMS Australian GT acabou por ser a mais acidentada e a que menos voltas registrou ao longo dos 25 minutos previstos em cada uma das baterias disputadas. Apenas oito voltas foram percorridas no circuito do Albert Park por conta de uma pancada na primeira volta, envolvendo dois carros.

O “carmageddon” envolveu o Lamborghini de Peter Major, um dos vencedores na rodada inaugural em Adelaide e a Ferrari 458 GT3 do irlandês Hector Lester, que tentavam se livrar do McLaren 650S GT3 do australiano Fraser Ross, que rodara após uma dividida de curva com Max Twigg na Mercedes da Australian Flooded Engineering. A batida aconteceu na curva 3 e a direção de prova teve que lançar mão do Safety Car por três voltas.

Na relargada, o Porsche 911 GT3-R da MEGA/Walkinshaw Racing conduzido por Liam Talbot avançou para segundo ao ultrapassar Max Twigg na curva 1 e o pole e vencedor da prova #2, Roger Lago, acabou superado na curva 11 quando o piloto do carro #23 acabou saindo da pista por errar o ponto de frenagem. Daí para diante, o piloto do carro #911 nunca mais foi incomodado e assim Talbot levou os 80 pontos referentes ao primeiro lugar. Foi a primeira vitória dele na categoria desde 2013.

No início da quinta volta, o Safety Car entrou de novo em ação, quando o Lamborghini de Ryan Miller saiu da pista e colidiu com o muro da curva 1 após tentar uma ultrapassagem sobre Roger Lago. Depois de tantos sustos, o piloto da JBS Racing ainda chegou em 4º na quadriculada, resultado que lhe confere a liderança provisória do campeonato.

Max Twigg, apesar do entrevero com Fraser Ross, chegou mesmo em 2º, seguido por Geoff Emery. Ele e o companheiro de equipe Kelvin Van der Linde foram os que tiveram o melhor desempenho ao longo do fim de semana, já que o sul-africano conquistou duas vitórias e o #74 da Valvoline/Jamec-Pem Racing faturou três pódios. Com os resultados, eles pularam de nono para quarto lugar na classificação do campeonato.

O CAMS Australian GT faz uma pausa agora nas provas Sprint: a 3ª etapa será realizada em Perth, no circuito Barbagallo Raceway, como evento suporte do Supercars – que neste fim de semana de Melbourne fez provas extracampeonato, sem contar pontos para o certame.

O resultado da prova #4 em Melbourne:

1. #911 Liam Talbot
MEGA/Walkinshaw Racing – Porsche 911 GT3-R
8 voltas em 28’29″980

2. #8 Max Twigg
Australian Engineered Flooring/Scott Taylor Motorsport – Mercedes-AMG GT3
8 voltas em 28’31″599

3. #74 Geoff Emery
Valvoline/Jamec-Pem Racing – Audi R8 LMS
8 voltas em 28’33″359

4. #23 Roger Lago
JBS Australia – Lamborghini Gallardo R-EX
8 voltas em 28’34″195

5. #48 Yasser Shahin
Interlloy M Motorsport – Lamborghini Gallardo R-EX
8 voltas em 28’34″820

6. #44 James “Theo” Kondouris
Supabarn Supermarkets – Audi R8 LMS
8 voltas em 28’35″473

7. #11 Tony Walls
Objective Racing – McLaren 650S GT3
8 voltas em 28’36″578

8. #24 Tony Bates
Moveitnet/AFS – Mercedes-AMG GT3
8 voltas em 28’37″807

9. #9 Marc Cini
Hallmarc Constructions – Audi R8 LMS
8 voltas em 28’38″595

10. #75 Tim Miles
Valvoline/Jamec-Pem Racing – Audi R8 LMS
8 voltas em 28’38″888

Comentários

  • Olá rodrigo,eu gostaria de te perguntar se o Prologue do mundial de endurance em Monza essa semana será transmitido pelo aplicativo oficial do wec? E também se a lista de inscritos para a 1′ 40″ de Long Beach do Imsa já saiu?

  • Ola Rodrigo, essa categoria elevou muito o seu nivel nesses 3 anos pra cá…. à parte, quero lhe parabenizar pela otima transmissão da prova de ontem em Fontana, California pela Monster Cup, e sempre estando a comentar detalhes de numeros é algo que engrandece a transmissão. Obrigado.