Começam treinos do Blancpain Sprint Series em Misano

timthumb

RIO DE JANEIRO – A temporada 2017 do Blancpain GT dá a largada com a 1ª rodada da série Sprint neste fim de semana: o circuito Marco Simoncelli será o palco de duas provas – uma delas, noturna – abrindo os trabalhos num ano que terá ainda mais quatro rodadas com provas de 60 minutos de duração e as cinco etapas da série Endurance, incluindo a disputa da tradicional 24h de Spa-Francorchamps.

Hoje, Mercedes-Benz e Lamborghini lideraram a folha de tempos, com desempenho já superior ao da pole position obtida nessa pista no ano passado. A HTP Motorsport encabeçou a primeira sessão, com o carro #84 guiado por Franck Perera ao lado do alemão Maxi Buhk, atual campeão da categoria (considerando os pontos somados em ambos os campeonatos). Com o tempo de 1’32″927, o francês não só melhorou o tempo de classificação em 2016 por dois décimos como também foi 0″297 melhor que o italiano Marco Mapelli, no Lamborghini Huracán da Attempto Racing.

A HTP ainda ficou com seus outros dois carros no top 5: Dominik Baumann/Joel Eriksson ficaram em quarto e Fabian Schiller/Jules Szymkowiak vieram logo a seguir. À frente deles, o McLaren 650S da Strakka Racing guiado por Nick Leventis/Lewis Williamson – mais rápido também na divisão Silver Cup. O Mercedes-AMG da AKKA-ASP tripulado por Jules Gounon/Jean-Luc Bèaubelique foi o carro mais rápido do primeiro treino na divisão Pro-Am.

À noite, os carros voltaram para o segundo treino livre e dessa vez o mais rápido foi Mirko Bortolotti. Com o Lamborghini da Grässer, o italiano marcou 1’33″019, 0″189 mais veloz que Lewis Williamson, novamente muito rápido com o carro da Strakka. Steven Kane (Bentley M-Sport) foi o terceiro colocado, seguido por Christopher Mies (WRT Audi) e Marco Mapelli, novamente bem com o #66 da Attempto.

Entre os 33 carros que marcaram tempo no segundo treino (o Audi de Peter Schothorst/Jake Dennis pegou fogo no primeiro treino livre em razão de um curto-circuito na parte elétrica e não andou), 22 ficaram dentro do mesmo segundo.

O treino que define o grid de largada será às 9h15 de Brasília (Misano está cinco horas à frente). A corrida, com largada à noite, será 15h30 de Brasília.

Comentários