Endurance: MC Tubarão vence na abertura da temporada

308160_690093_dud_0045
Bandeirada da vitória para o MC Tubarão IX em Tarumã na abertura da temporada gaúcha e brasileira de Endurance (Foto: Dudu Leal/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Realizada no último sábado, as 3h de Tarumã, abertura do Gaúcho e Brasileiro de Endurance (Dopamina Endurance) foram eletrizantes em toda a sua extensão de disputa. O grid de 29 carros divididos em sete categorias apresentou um colorido sensacional na tradicional pista de 3,039 km de extensão, com direito à pista molhada no início e no correr da disputa, em pelo menos mais duas oportunidades. E após 137 voltas, deu MC Tubarão na cabeça: o protótipo dos atuais campeões brasileiros Franco Pasquale/Tiel de Andrade superou o Porsche de Ricardo Maurício/Marcel Visconde para levar o primeiro triunfo de 2017.

“Que corrida! Que vitória! Simplesmente sensacional. Começando o ano com o pé direito e liderando o Campeonato Gaúcho e Brasileiro. Só tenho a agradecer ao Tiel de Andrade, que fez a ultrapassagem no fim da corrida que rendeu a vitória. Equipe MC Tubarão foi demais, sem palavras. Carro e trabalho de equipe perfeitos”, comemorou Pasquale.

A prova começou com o novíssimo protótipo AJR de motor Honda Turbo na pole position – a mais recente criação da Metalmoro andou abaixo da casa de 1 minuto em ritmo de classificação, mas na corrida o bólido, que já perdera duas voltas ao fim da primeira hora, acabou por desistir ao completar 60 passagens.

Outros carros rápidos tiveram problemas ou se atrasaram, caso do MRX #65 de Nílson e José Roberto Ribeiro e do MCR Grand-Am V10 de Fernando Poeta/Andersom Toso/Ney Faustini. A disputa ficou polarizada entre o Porsche da Stuttgart Motorsport, que chegou ao fim da 2ª hora da disputa na ponta e o MC Tubarão, que sacramentou a vitória na última relargada, quando Tiel Andrade botou pressão máxima no turbo do motor do MC Tubarão IX e aproveitou para abrir pouco mais de cinco segundos para o Porsche #20.

308162_690091_img_20170325_wa0017
O Porsche 911 GT3-R de Marcel Visconde/Ricardo Maurício, aqui liderando um pelotão de carros, conseguiu um excelente 2º lugar (Foto: Dudu Leal/Divulgação)

“Estou muito contente. Foi a primeira vez que andamos com o 911 GT3-R e nem esperávamos algo próximo do que conseguimos. Corremos com um carro totalmente novo e lutamos pela vitória com protótipos de corrida que vêm sendo desenvolvidos há bastante tempo. E ainda ganhamos o prêmio de melhor equipe”, comemorou Visconde.

William Freire/Marcelo Sant’Anna fizeram uma boa corrida com o Lamborghini LP560 #31 da Mottin Racing e levaram o 3º lugar na geral e na classe principal – a GP1. Entre os protótipos P2 com motores aspirados, Paulo Souza/Mauro Kern conseguiram um ótimo quarto posto com o Tubarão Mugen Honda e a vitória na classe. Na P3, deu Júlio Martini/Marcelo Vianna em mais uma vitória da MC Tubarão com seu protótipo MC Tubarão VIII.

A Ferrari de Ricardo Mendes/Telmo Tecchio/Carlos Kray chegou em 12º lugar e levou a pontuação máxima na divisão GT1, seguida pela Maserati Trofeo de Arthur Caleffi/Eduardo Fuentes, campeã da disputa na GT2. As demais categorias não tiveram carros na quadriculada.

A próxima prova de Endurance será em Guaporé, no próximo dia 29 de abril – válida apenas pelo Campeonato Gaúcho.

O resultado do Dopamina Endurance em Tarumã:

1. #5 Tiel de Andrade/Franco Pasquale
Protótipo MC Tubarão X – classe GP1
137 voltas em 3h00min45seg373

2. #20 Ricardo Maurício/Marcel Visconde
Porsche 911 GT3-R – classe GP1
a 5seg025

3. #31 Marcelo Sant’Anna/William Freire
Lamborghini LP560-4 – classe GP1
a 5 voltas

4. #32 Mauro Kern/Paulo Souza
Protótipo MC Tubarão Mugen Honda – classe P2
a 6 voltas

5. #110 Eduardo Dieter/Francesco Ventre
Protótipo MR18 Nissan – classe GP1
a 7 voltas

6. #71 Daniel Claudino/Ian Jepsey Ely
Protótipo MCR Turbo – classe GP1
a 8 voltas

7. Marcelo Viana/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão VIII – classe P3
a 9 voltas

8. #75 Henrique Assunção/Fernando Ohashi
Protótipo MRX – classe P2
a 10 voltas

9. #3 Luiz Carlos Crestani
Protótipo Tubarão Suzuki Hayabusa – classe P2
a 12 voltas

10. #2 Igor Eberle/Walter Konrad
Protótipo Spyder – classe P2
a 12 voltas

Comentários