WEC: anunciados 27 carros para o Prólogo de Monza

2016-WEC-6-Heures-de-Spa-Francorchamps-Adrenal-Media-DSCF9056_n
Contagem regressiva: o Mundial de Endurance retorna em abril e no início do mês, os carros se apresentam em Monza para dois dias de treinos coletivos, o Prólogo da temporada 2017 (Foto: AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance começa daqui a pouco mais de um mês com as 6h de Silverstone. Até lá, as equipes terão tempo para definir suas formações de pilotos e farão treinos de pré-temporada. Mas um deles tem caráter especial: é o Prólogo de apresentação da temporada 2017, que desta vez foi marcado para Monza.

Dos 28 carros anunciados no início de fevereiro para a disputa do FIA WEC, 27 estarão participando do evento.

Lista para o Prólogo do WEC AQUI

Apenas a Manor, inscrita com dois protótipos Oreca na classe LMP2, aparecerá na pista italiana com um único chassi, para os quatro pilotos já confirmados. Por coincidência de datas com a 4ª etapa da Fórmula E, prevista para a Cidade do México no mesmo fim de semana, vários nomes estão ausentes da lista de inscritos – entre eles o brasileiro Nelsinho Piquet, da escuderia Vaillante Rebellion.

Na LMP1, só a Porsche vai comparecer com força máxima para a apresentação oficial da versão 2017 do seu protótipo 919 Hybrid com motor 2 litros V4 Turbo. A ByKolles estará pela primeira vez com o motor Nissan 3 litros Turbo – o mesmo do malfadado Nissan GT-R LM Nismo que fracassou em 2015 – e a Toyota, desfalcada de Sébastien Buemi e José María López, vai treinar apenas com Mike Conway e Kamui Kobayashi num carro e Kazuki Nakajima no outro, junto a Anthony Davidson.

A classe LMP2 ainda tem algumas lacunas a serem preenchidas. Descontando os ausentes, a G-Drive Racing ainda não definiu seu 3º piloto e a Manor, única com quatro nomes a bordo do carro #24, não contratou ainda mais dois nomes para compor as tripulações. Tampouco a Signatech Alpine Matmut confirmou todos os pilotos para 2017 – só Nicolas Lapierre foi anunciado. Bruno Senna vai andar no #31 da Vaillante Rebellion com um de seus novos parceiros, o francês Julien Canal. Ele é o único brasileiro confirmado para o Prólogo.

Na semana passada, a Jackie Chan DC Racing, que neste ano corre com a estrutura da britânica Jota Sport, fechou com Alex Brundle e Oliver Jarvis, mais Thomas Laurent e Tristan Gommendy, para se juntar a David Cheng e Ho-Pin Tung, os primeiros confirmados.

A divisão LMGTE-PRO terá este ano oito carros com a volta do time oficial de fábrica da Porsche, que confirmou nesta quinta-feira o francês Kévin Estre ao lado de Michael Christensen, ficando Richard Lietz e Fred Makowiecki no outro bólido. A nova atração do construtor alemão – o italiano Gianmaria Bruni – só estreia no segundo semestre, ficando à disposição para as provas da IMSA, por enquanto.

Na AF Corse, Alessandro Pier Guidi será o substituto do compatriota ao lado de James Calado na Ferrari #51. A Aston Martin será a única a ter três pilotos num de seus carros durante o prólogo em Monza: Richie Stanaway, que perdeu o posto de titular em 2017, vai andar com Nicki Thiim e Marco Sørensen no carro #95.

Por fim, na LMGTE-AM, restam pouquíssimos assentos: a Spirit of Race não confirmou ainda o companheiro de Thomas Flöhr/Francesco Castellacci na Ferrari #54 e o Porsche da Gulf apresenta apenas Michael Wainwright e Ben Barker na lista de entradas. A Dempsey Racing-Proton conta com duas caras novas em 2017 – o alemão Marvin Dienst e o promissor italiano Matteo Cairoli se juntam a Christian Ried na empreitada. A novata Clearwater Racing e a Aston Martin (que nesta categoria alinhará com pneus Michelin) também estão asseguradas para o Prólogo em Monza.

A entrada para o público nos dois dias do Prólogo será franqueada, cabendo apenas o pagamento da taxa de estacionamento no circuito. No dia 2 de abril, os boxes serão abertos para visitação e sessões de autógrafos.

Igualzinho aqui. #SQN

Comentários