27 carros confirmados para as 6h de Silverstone

fia-wec-2017-monza-finish-order-03
A Porsche vem em busca de mais um título no WEC, tendo agora a Toyota como única rival na LMP1

RIO DE JANEIRO – O World Endurance Championship (FIA WEC) começa daqui a menos de duas semanas: no próximo dia 16, será dada a largada para a temporada 2017 com a primeira de um total de nove etapas e a realização das 6h de Silverstone, o Tourist Trophy. Hoje, os organizadores confirmaram o que já se sabia – 27 carros vão tomar parte do evento, com o anúncio de que a Signatech-Alpine estrearia seu segundo carro somente em maio, nas 6h de Spa-Francorchamps.

Lista de inscritos das 6h de Silverstone

Da relação, constam cinco protótipos LMP1, nove LMP2, oito LMGTE-PRO e cinco LMGTE-AM – com praticamente todas as equipes que foram vitoriosas em 2016 defendendo seus títulos. A exceção é a AF Corse, que não tem carros inscritos na LMGTE-AM desta vez – a Spirit of Race e a novata Clearwater Racing terão assistência remota dos italianos na temporada deste ano.

A Aston Martin defende o título da LMGTE-PRO conquistado por Nicki Thiim e Marco Sørensen entre os pilotos e a Ferrari busca mais um título de construtores na divisão de Grã-Turismo. A Signatech-Alpine quer o bicampeonato na nova fase da LMP2 e a Porsche, agora com a Toyota como única rival, quer abiscoitar o tri da LMP1.

fia-wec-2017-monza-finish-order-11 (1)
A Vaillante Rebellion é a equipe dos brasileiros Nelsinho Piquet e Bruno Senna em 2017: o carro #13 terá Piquet ao lado de David Heinemeier-Hänsson e Mathias Beche, enquanto Senna correrá no #31 com Nicolas Prost e Julien Canal

Quatro brasileiros vão disputar a prova inaugural da temporada – a única exceção é André Negrão, já que seu carro é o que fica fora da disputa em Silverstone. Ainda assim, teremos Nelsinho Piquet ao lado de David Heinemeier-Hänsson e Mathias Beche no carro #13 da Vaillante Rebellion e Bruno Senna dividindo o #31 da equipe suíça com Nicolas Prost e Julien Canal.

Pipo Derani fará sua estreia pela Ford Chip Ganassi Racing UK no carro #67, que dividirá com os britânicos Harry Tincknell e Andy Priaulx até a disputa das 24h de Le Mans em junto. Daniel Serra, que teve atuação brilhante no último fim de semana, vencendo uma das provas da Stock Car em Goiània (aliás, estou devendo um post sobre a Stock), estreia no WEC ao lado de Jonathan Adam e Darren Turner no Aston Martin #97. Assim como Derani, Serra foi contratado para disputar três corridas, abrindo uma possibilidade para um envolvimento muito maior com a marca britânica no futuro.

fia-wec-2017-monza-finish-order-21
Daniel Serra estreia no WEC a bordo do carro #97 da Aston Martin Racing, dividindo o cockpit com Jonathan Adam e Darren Turner

Da relação de 76 pilotos confirmados para a rodada inaugural do WEC, constam vários outros estreantes na categoria além de Daniel Serra – muitos deles, de peso. É o caso do polonês Robert Kubica na ByKolles Racing, de Jean-Eric Vergne na Manor e do tricampeão do WTCC José María “Pechito” López, que assegurou um lugar na Toyota. Outras caras novas na competição são os franceses Thomas Laurent e Tristan Gommendy, o suíço Thomas Flöhr, o espanhol Miguel Molina, o japonês Keita Sawa, o malaio Mok Weng Sun, o alemão Marvin Dienst, o italiano Matteo Cairoli e o australiano Nick Foster.

Em compensação, os alemães Christian Ried e Andre Lotterer, além do britânico Darren Turner, abrem a temporada 2017 em busca de uma marca histórica: os três podem se tornar os primeiros a completar um total de 50 corridas disputadas no FIA WEC desde 2012.

Outras novidades, além da LMP2 com seus carros de motor único (todos, sem exceção, são chassis Oreca 07, inclusive o Alpine A470), são a ByKolles com motor Nissan em seu protótipo agora rebatizado ENSO CLM e pneus Michelin; o novo Porsche 911 GTE com motor central-traseiro fazendo sua primeira corrida oficial na Europa e a Dunlop atendendo a mais duas clientes além da Aston Martin Racing: a Dempsey-Proton e a Gulf Racing passam a usar os compostos do fabricante britânico. Pelo menos em Silverstone, a Dunlop será maioria, calçando 14 carros contra 13 da rival francesa.

Comentários

  • Vaillante????????

    Por acaso não é a Família representada no filme Furia sobre Rodas ou em Francês Michel Vailant ????

    Muito bom filme sobre Le Mans… na minha opinião…

    Tem Daiane Kruger no elenco…

    O “V” é o mesmo dos uniformes do filme!

  • Com esse leque de (bons) brasileiros correndo no WEC, tem um cara que eu gostaria que nao tivesse interrompido a carreira e ainda estivesse pilotando essas maquinas: Jaime Mello Jr.
    Penso que ele hoje seria um cara de muito maior destaque, quer na GTE ou na P2.

  • Vou confessar uma coisa..
    Sou fã numero 1 das 24h de Le mans. Encho a boca para falar bem (que é verdade) sobre essa maravilhosa prova.
    Fiquei muito feliz quando foi criado o FIA WEC.
    Mas depois de uns anos… está um campeonato, um tanto sofrivel. Ok, a LMP2 e as GTs estão bem, muito bem na minha opnião. Mas a LMP1, que deveria ser o carro chefe, está bem complicada, bem complicada… chega a desanimar acompanhar as corridas.

    • O Fox Sports a princípio exibe highlights na semana posterior à corrida. No site do WEC, o streaming é pago. O pacote da temporada custa €39.