Brasileiros começam bem no GT Open e EF Open no Estoril

554_0817 15 284
A Ferrari de Mikkel Mac e Miguel Ramos ficou à frente da concorrência no Estoril, durante a sexta-feira de treinos livres do GT Open

RIO DE JANEIRO – Começaram hoje, com sessões de treinos livres, as atividades de pista da rodada inaugural da temporada 2017 do Euroformula Open (EF Open) e do International GT Open, no circuito português do Estoril. Um total de 22 dos 24 carros anunciados entrou na pista nesta sexta-feira para buscar os melhores acertos para amanhã, quando haverá a definição do grid.

E a Ferrari 488 GT3 da dupla Miguel Ramos/Mikkel Mac Jensen ficou com o melhor tempo no combinado das duas sessões: o carro #488 da Spirit of Race ficou com a marca de 1’37″342, obtida na primeira sessão, quando as condições da pista eram melhores. À tarde, o vento trouxe muita poeira e a pista estava bem mais suja.

O recém-chegado Lexus RC-F GT3 de Albert Costa/Philip Frommenweiler (Emil Frey Lexus Racing) foi o 2º no combinado dos treinos, a apenas 0″188 da melhor marca. A McLaren 650 GT3 de Duncan Tappy/Michael Benham fechou o dia com o 3º tempo, enquanto Marcelo Hahn/Allam Khodair, com a Mercedes-AMG GT3 da Drivex School, ficaram em quarto. Na segunda sessão, eles sabiamente não foram à pista e preferiram poupar pneus para o resto do fim de semana.

Duas das três BMW M6 GT3 inscritas pela Téo Martin Motorsport também não andaram nas sessões livres, igualmente poupando pneus: os carros de Lourenço Beirão/Antônio Félix da Costa e Victor Bouveng/Fran Rueda conseguiram colher dados suficientes para o melhor acerto durante os chamados Testes Privados, que foram realizados em três períodos.

Flávio Nonô Figueiredo e Márcio Basso ficaram com o 18º lugar no combinado dos dois treinos dessa sexta-feira. Completaram 43 voltas, a mais rápida delas em 1’40″097, alcançada no primeiro treino do dia.

Os ausentes para a rodada dupla inaugural do International GT Open em Portugal foram o Porsche do português Antônio Nogueira, que seria inscrito na divisão Am e a Ferrari #5 da SF Racing, que teria o italiano Andrea Caldarelli e o chinês Fu Songyang – ausente em razão de problemas particulares.

510_0817 15 22
Ameya Vaidyanathan foi o mais rápido do dia na EF Open; Thiago Vivacqua foi o segundo colocado no agregado dos treinos livres

No Euroformula Open, Ameya Vaidyanathan foi o piloto mais rápido da sexta-feira com o carro #24 da Carlin. O piloto da Índia fez 1’32″083 na primeira sessão livre, tempo que não foi mais superado ao longo do dia. Thiago Vivacqua (Campos Racing) ficou em 2º lugar, marcando 1’32″338. Matheus Iorio foi o 11º colocado, enquanto Christian Hahn fez o 13º tempo e Pedro Cardoso foi o décimo-quarto num total de 19 pilotos presentes à etapa inaugural da competição de monopostos.

Comentários