F3 Euro: Norris na pole, por seis milésimos

f17358d50e731cbf064143eb6986b8f9
Em classificação bastante animada, Lando Norris destronou o favoritismo dos pilotos da Prema e levou a pole position para a primeira prova da Fórmula 3 em Silverstone

RIO DE JANEIRO – A temporada da Fórmula 3 Europeia começa neste fim de semana com a primeira rodada tripla de um total de dez previstas para 2017. Já tem corrida amanhã, tanto que o primeiro pole position do ano foi conhecido hoje: é Lando Norris, piloto britânico de 17 anos que superou o favoritismo dos pilotos da Prema para faturar a posição de honra do grid da prova inaugural.

Com o Dallara-Volkswagen da equipe britânica Carlin, Lando superou por apenas seis milésimos o compatriota Callum Ilott, que liderou o exército do time rival no pelotão de largada em que 18 dos 19 inscritos estão dentro do mesmo segundo.

A terceira posição ficou com outro piloto da Prema: o alemão Maximilian Gunther abre a segunda fila a 0″085 da pole, enquanto o sueco Joel Eriksson, o melhor novato da última temporada, fez o quarto tempo com o bólido alinhado pela Motopark.

Além de Norris, disparado o melhor estreante do grid, outro destaque do treino classificatório foi o indiano Jehan Daruvala, que é apadrinhado pela Force India: ele abre a terceira fila, que traz também o chinês Guan Yu Zhou, membro do Ferrari Driver Academy (FDA) e – adivinhem só? – piloto da Prema.

E quem também está no grid é Mick Schumacher, filho do recordista de vitórias e sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher. Com um quarto carro da Prema, o garoto de 18 anos estreia na categoria após conquistar o vice-campeonato da Fórmula 4 na Alemanha e na Itália. Cercado de enorme expectativa, Mick fez o 12º tempo do grid – 1’50″688.

O brasileiro Pedro Piquet, que permaneceu na categoria para mais uma temporada na Van Amersfoort Racing, fez o 13º tempo no primeiro treino livre e no segundo ficou em décimo. Ele conseguiu melhorar em quase um segundo na sessão de classificação, mas com a temperatura baixa na pista de Silverstone (perto dos 10ºC), não obteve a volta ideal. Acabou com a décima-quarta posição do grid.

A primeira etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3 começa amanhã às 11h55 (horário de Brasília), após a disputa do treino classificatório que define as posições de largada para as provas #2 e #3 da programação. Essa sessão acontece às 9h30 pelo horário brasileiro. O blog terá o live streaming da corrida de Silverstone.

O grid é este:

1. fila
Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 1’50″094
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″100
2. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″179
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’50″304
3. fila
Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 1’50″377
Guan Yu Zhou (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″416
4. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’50″460
Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 1’50″481
5. fila
Joey Mawson (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’50″510
Tadasuke Makino (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’50″600
6. fila
Jake Hughes (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’50″607
Mick Schumacher (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″688
7. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’50″847
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’50″915
8. fila
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’50″937
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’50″938
9. fila
Ferdinand Habsburg (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″001
Marino Sato (Dallara-VW) – Motopark – 1’51″015
10. fila
Keyvan Soori (Dallara-VW) – Motopark – 1’51″792

Comentários

  • mick foi o pior da prema( decepcionou, mas tbm é o primeiro ano), pedro foi o segundo da var(na disputa interna foi até bem,mas tomou 4 decimos do primeiro da var e vai largar muito atras), o filho de adrian newey foi o pior da var(será que o negocio dele é ser projetista?),esse lando parece ser muito bom( ganhou a toyota racing series e fez pole),analisando esse grid, ou a equipe de piquet n esta bem ou os pilotos são fraquinhos,vamos v que bicho vai dar.

    • Mudou o ano e o Piquet continua no fundão do grid, é a mesma fala que tive em 2016, enquanto não for capaz de se classificar entre os primeiros, pode esquecer, categoria de carros iguais é muito mais difícil a ultrapassagem