Grid cheio na abertura do Blancpain GT Asia

GT-Asia-2016-FFF-Racing-Lamborghini-730x487
Campeã ano passado no Asia GT Series com Andrea Amici e Edoardo Liberati, a FFF Racing Team by ACM encabeça a relação de inscritos do novo Blancpain GT Asia: a temporada 2017 começa neste fim de semana com duas provas em Sepang, na Malásia

RIO DE JANEIRO – A Stéphane Ratel Organisation (SRO) expande sua área de ação e leva as séries Blancpain GT ao continente asiático: a temporada 2017 começa neste fim de semana em Sepang, na Malásia, inaugurando um calendário de seis rodadas duplas e 12 corridas que, pelo andar da carruagem, têm tudo para aniquilar a existência do GT Asia por aquelas bandas.

O Motorsport Asia Limited, organizador daquele certame em conjunto com o Asian Festival of Speed (AFOS), já adiou o início da temporada daquela competição, que teria 14 corridas em sete rodadas duplas, provavelmente por falta de interessados em se dividir em duas competições de caráter bastante semelhante.

Em contrapartida, a SRO foi mais feliz no seu intento, já que o regulamento prevê a participação de duplas mistas (Pro-Am): conseguiu reunir um grid excelente, com 30 carros confirmados para o primeiro evento do ano. Serão nada menos que 24 bólidos enquadrados no regulamento GT3, contra cinco GT4 e um Invitational, concorrendo a uma premiação de US$ 50 mil – a cada etapa, será distribuído esse mesmo montante, perfazendo US$ 300 mil ao longo do ano.

Lista de inscritos para o Blancpain GT Asia em Sepang

Oito marcas diferentes estarão representadas na pista da Malásia, com nada menos que 22 escuderias envolvidas na competição. A lista é encabeçada pela FFF Racing Team by ACM, campeã do GT Asia ano passado e que terá dois carros para Aidan Read/Alberto Di Folco e Zhu Junhan/Ho-Pin Tung.

A Audi terá como principal time a versão asiática do Team WRT: o ex-Fórmula 1 Will Stevens dividirá o cockpit de um R8 LMS com Jeffrey Lee. Antiga participante do WEC, a KCMG Racing também alinhará carros do construtor de Ingolstadt – dois, aliás.

Mas dois times do Mundial de Endurance estarão presentes em Sepang no Blancpain GT Asia – a Clearwater Racing alinha o único McLaren 650S GT3 do grid para Richard Wee/Rob Bell, enquanto a Spirit of Race vem com duas Ferrari 488 GT3 para Rui Águas/Nasrat Muzayyin e Jiang Xin/Massimiliano Wiser. A equipe tem um terceiro carro sob os cuidados da BBT, para Davide Rizzo/Anthony Liu Xu.

A Craft Bamboo Racing será a representante semi-oficial da Porsche, com dois carros para Darryl O’Young/Peter Li Zhi Cong e Joël Camathias/Jules Gounon. O FIST-Team AAI terá duas BMW M6 GT3 e a dupla Ollie Millroy/Jesse Krohn como principal atração. E o italiano Raffaele Marciello estará numa das Mercedes-AMG GT3 da GruppeM Racing junto a Hunter Abbott – mas na verdade, o alemão Maxi Buhk é quem estará a bordo nos demais eventos do campeonato.

Na GT4, destaque para a dupla formada por Frank Yu/Jean-Marc Merlin, no terceiro carro da Craft Bamboo Racing. Dos seis Porsche Cayman GT4 Clubsport MR, o único que não correrá pelos pontos é o bólido da EKS Motorsports para Swen Herberger/Nazim Azman.

O calendário do certame é este:

8/9 de abril – Sepang (Malásia)
20/21 de maio – Buriram International (Tailândia)
24/25 de junho – Suzuka (Japão)
19/20 de agosto – Fuji Speedway (Japão)
23/24 de setembro – Xangai (China)
21/22 de outubro – Zheijang (China)

Comentários