GT Open: quatro brasileiros e 24 carros na pré-lista do Estoril
RIO DE JANEIRO – Vai começar a temporada 2017 do International GT Open: no próximo fim de semana, o Autódromo do Estoril recebe a primeira de um total de oito rodadas com 16 corridas que compõem o calendário de um dos mais interessantes certames de Grã-Turismo da Europa. A competição andou esvaziada nos últimos anos, mas a julgar pela pré-lista de inscritos para a rodada de abertura, o panorama parece bem mais promissor.
São 24 carros aguardados de 10 marcas diferentes para o primeiro confronto do ano. E não serão apenas dois brasileiros na pista portuguesa de pouco mais de 4,5 km de extensão: o palco da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1 terá também Márcio Basso e Flávio (chamado na lista de inscritos de Fulvio) Nonô Figueiredo, a bordo de uma Mercedes AMG GT3 da equipe portuguesa Sports & You.
Também de Mercedes, mas defendendo a Drivex School, Marcelo Hahn e Allam Khodair repetem agora no GT Open a parceria que fez sucesso no extinto Brasileiro de GT3 e em algumas provas do FARA USA, em Homestead. Ambas as duplas brasileiras competem na classe paralela Pro-Am.
Haverá quatro Lamborghini Huracán GT3 e nenhuma delas é da Orange Team Lazarus: a escuderia campeã do ano passado não permanece no certame para defender seu título. Em contrapartida, a Téo Martin Motorsport aumenta o investimento e traz três BMW M6 GT3 – uma delas terá, em revezamento, os ídolos portugueses Tiago Monteiro (ausente no Estoril por conta da coincidência com o WTCC em Monza) e Antônio Félix da Costa, o “Formiga”.
As equipes AF Corse, Spirit of Race, FF Corse e SF Corse vão representar a Ferrari com seu modelo 488 GT3. Entre os pilotos, destaque para os italianos Andrea Caldarelli e Marco Cioci, o veterano Johnny Mowlem (que teria se aposentado, mas pelo visto, desaposentou-se) e o dinamarquês Mikkel Mac Jensen.
Aston Martin e Bentley terão um carro cada em Portugal: a Solaris Motorsport reconstruiu inteiramente o Vantage V12 GT3 do time italiano e a Jordan Racing aparece com os britânicos Chris Stockton/Jordan Witt. A Balfe Motorsport troca a Ferrari pela McLaren 650S e se junta à Garage 59 como representante do construtor de Woking nesta temporada. Esta última alinha dois carros para Michael Benham/Duncan Tappy e Alexander West/Côme Ledogar.
E a grande novidade de 2017 é a estreia do modelo Lexus RC-F. Dois carros serão vistos na abertura do campeonato, alinhados pela Emil Frey Racing e também pela Farnbacher Racing, da Alemanha – com as equipes trabalhando em conjunto. Albert Costa/Philip Fromenweiler formam a dupla do carro #54 e os irmãos Mario e Dominik Farnbacher são aguardados no #55.
Na divisão por subclasses, são nove carros inscritos na Pro, 10 na Pro-Am e os restantes na divisão Am.
Como já é de hábito, o blog terá os vídeos da temporada 2017 do International GT Open. De preferência, com as provas ao vivo. O fuso entre Brasil e Portugal é de 4h a mais e a abertura está marcada para 11h15 de sábado, pelo horário de Brasília, para a corrida com duração de 70 minutos e janela de pit stop entre o minuto 28′ e o minuto 42′. No domingo, a corrida terá 60 minutos, com largada às 9h15 de Brasília e janela de troca de pilotos entre o minuto 24′ e o minuto 36′.
Lista preliminar do International GT Open no Estoril AQUI
Legal esse campeonato…a última prova do ano passado já tinha reunido um grid até que razoável, mas seu maior problema é que o evento concorrente, da SRO, está mais forte e seduziu inclusive os campeões da temporada passada…o Huracan laranja não será visto em Estoril porque foi visto em Monza no último fim de semana.
Mas o GT Open dá mostras de recuperação e tomara que o ingresso destas duplas brasileiras incline a categoria a talvez realizar um evento por aqui, como a própria SRO fez em 2010 com o FIA GT1.
A Bravus Brazil também deve integrar o grid do GT Open 2017 a partir da Bélgica com dois pilotos brasileiros pilotando um Audi R8 GT3 LMS Ultra.
Por favor, mande mais detalhes sobre essa equipe. Obrigado.
Em qual email eu te envio?
[email protected].