Guia ELMS 2017 – equipes LMGTE

RIO DE JANEIRO – Semana de abertura de temporada do ELMS e do WEC chegando e o blog A Mil Por Hora traz o que vem se tornando hábito para os leitores que buscam informações sobre as principais categorias de Endurance: o guia de apresentação dos times que vão disputar o campeonato de 2017.

Começamos com a classe LMGTE do European Le Mans Series, que terá apenas seis carros de cinco equipes na rodada inaugural em Silverstone. Seriam sete, mas a Proton Competition resolveu fazer forfait com a inscrição do carro #88, que tinha apenas Wolf Henzler como piloto confirmado.

Aqui no ELMS, a divisão é Pro-Am, mesclando pilotos profissionais com outros de graduação inferior. O regulamento técnico não obriga nenhuma equipe a correr com os carros de 2016, tanto que o único time confirmado com bólidos dentro do regulamento adotado pela LMGTE-PRO ano passado é a Spirit of Race, um braço da AF Corse. Essa será a única equipe presente nas 4h de Silverstone com dois carros. E é por ela que começamos esse guia de equipes do ELMS.

SPIRIT OF RACE
Team Principal: Amato Ferrari
Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Potência: cerca de 485 HP
Câmbio: Hewland 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 1245 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-38
A Spirit of Race disputa a temporada do ELMS com assessoria técnica da AF Corse

Braço da AF Corse – inclusive, seu responsável é Amato Ferrari, fundador do time italiano, a Spirit of Race disputa a temporada completa do ELMS em 2017 sob a tutela da representante oficial da Ferrari no FIA WEC. A equipe tem totais condições de desempenhar um bom papel, até porque começa o ano como a única com dois carros, o que é importante para se criar um referencial de comparação entre os dois bólidos inscritos. No Prólogo disputado em Monza, o carro #55 foi o terceiro mais rápido entre os inscritos da categoria e o #51 ficou em quinto. O destaque é a participação de pai e filho, juntos: Gianluca e Giorgio Roda vão dividir uma das Ferrari com o experiente Andrea Bertolini. No outro carro, só britânicos, repetindo a parceria do ano passado que lhes rendeu dois pódios e o 6º lugar na classificação de pilotos: Matt Griffin volta a liderar a tripulação com Aaron Scott e Duncan Cameron.

JMW MOTORSPORT
Team Principal: Jim McWhiter
Carro: Ferrari 458 Italia GTE
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Potência: 480 HP
Câmbio: Hewland 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 1245 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-37
Jim McWhiter optou por alinhar a única Ferrari 458 Italia GTE no grid desta temporada

A JMW Motorsport aposta na sua velha arma – a Ferrari 458 Italia GTE – para ainda fazer barulho no European Le Mans Series. Será um dos carros mais defasados no grid na abertura do campeonato, já que é um chassi ano 2015. Jim McWhiter preferiu não mudar absolutamente nada sob o risco de comprar um carro novo e ter que gastar muito. Ano passado, a equipe fez bonito: venceu três corridas, ficou com a 2ª posição e por isso conquistou uma vaga direta para as 24h de Le Mans. A notícia ruim é que Andrea Bertolini, que colaborou com a JMW ano passado, foi requisitado pela Spirit of Race e disputará o ELMS pelo time de bandeira helvética. Os pilotos neste ano serão Robert Smith, Rory Butcher e Jody Fannin, todos súditos da Rainha. No Prólogo recém-realizado em Monza, ficaram com o 4º melhor tempo.

PROTON COMPETITION
Team Principal: Gerold Ried
Carro: Porsche 991 RSR (2015)
Motor: Porsche M97/80 4 litros F6
Potência: 480 HP
Câmbio: Porsche 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 1245 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-39
A Proton Competition vai com o mesmo carro do ano passado

Tradicional participante do ELMS e do FIA WEC, a Proton Competition segue para esta temporada com o mesmo chassi que disputou o ELMS ano passado – portanto, com a versão 2015 do modelo 991 RSR da Porsche, montado com o motor atrás do eixo traseiro – concepção já abandonada na versão mais atualizada do bólido germânico. A equipe sediada em Ümmendorf teria dois carros na primeira etapa, mas decidiu concentrar esforços em apenas um. O principal destaque da tripulação do carro #77 é o italiano Matteo Cairoli, promissor piloto do programa júnior da Porsche. O suíço Joël Camathias, que colaborou com a KCMG (assistida pela Proton) no último Mundial de Endurance, completa a tripulação ao lado do filho do patrão, Christian Ried – que junto a Cairoli estará na pista tanto no WEC quanto no ELMS. No Prólogo, o #77 fez o 6º melhor tempo e o #88, que não vai para Silverstone, foi o sétimo e último.

TF SPORT
Team Principal: Tom Ferrier
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Potência: 485 HP
Câmbio: Xtrac 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 1245 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-33
Campeã do Michelin GT3 Le Mans Cup, a TF Sport chega a este início de campeonato com boas credenciais: o carro #90 foi o mais veloz do Prólogo em Monza

Campeã da Michelin GT3 Le Mans Cup, a TF Sport faz sua estreia no ELMS em grande estilo: o time de Tom Ferrier não só estará na briga pelo título da LMGTE como também estreia nas 24h de Le Mans pela LMGTE-AM, com um Aston Martin Vantage V8 GTE que, à primeira vista, parece muito bem preparado. Tanto que o carro azul com o numeral #90 foi o mais rápido do Prólogo, com ótimo desempenho dos pilotos titulares Euan Hankey, Salih Yoluc e Nicki Thiim, que também fará o “double duty” disputando o Europeu e o WEC.

BEECHDEAN AMR
Team Principal: Andrew Howard
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Potência: 485 HP
Câmbio: Xtrac 6 marchas, com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Dunlop
Peso mínimo: 1245 kg

elms-2017-monza-prologue-finish-order-35
A Beechdean AMR tenta o bicampeonato do ELMS em sua categoria, com uma novidade na tripulação: Ross Gunn, britânico de apenas 20 anos, faz sua estreia em Silverstone

A Beechdean AMR vem para mais uma temporada do ELMS em busca de mais um troféu: ano passado, o carro #99 levou o título da LMGTE numa campanha de duas vitórias e um terceiro lugar em seis provas. Andrew Howard, que também é o Team Principal do time, dividiu a pilotagem com Darren Turner e Alex MacDowall, que para este ano foi substituído. O jovem Ross Gunn, de 20 anos apenas, é a aposta da vez: vindo da Academia de Pilotos do tradicional construtor britânico, ele vem credenciado pelo título do British GT na classe GT4 em 2015 e boas performances na divisão principal na última temporada. Em Monza, durante o Prólogo, a equipe andou bem e o carro da Beechdean AMR foi o segundo mais veloz nos treinos.

Comentários