IMSA: mais mudanças no BoP para o GP de Long Beach

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Mais uma tentativa: o BoP pré-Long Beach volta a penalizar a performance dos Cadillac DPi-V.R vencedores em Daytona e Sebring no Weather Tech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – O Boletim de Performance (BoP) pré-GP de Long Beach, publicado no último dia 30, traz mais uma tentativa de frear o domínio dos Cadillac DPi-V.R que ganharam as 24h de Daytona e 12h de Sebring. Novamente a entrada de ar será “estrangulada” em mais 0.6mm, caindo para 31mm na 3ª etapa do campeonato.

Não obstante, os protótipos das equipes AX Racing e Wayne Taylor Racing vão competir com dois litros a menos no tanque de gasolina, baixando dos 68 com que competiram em Sebring para 66 litros na Califórnia. Também o fluxo do bocal de abastecimento será restrito em mais 0.5mm, caindo para 24mm – três a menos que a vazão dos Nissan DPi. Sem contar a relação de marchas, que igualmente será modificada para esta corrida

Os protótipos da Tequila Patrón ESM vão também apresentar tanques de combustível com menor capacidade, baixando de 80 para 78 litros. E o fluxo de reabastecimento do Riley MK30 da Visit Florida Racing apresentará uma alteração, baixando para 26mm contra 28mm com que competiram em Sebring.

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Os motores dos protótipos Nissan e Mazda DPi vão trabalhar com mais potência na 3ª etapa do campeonato

Já os motores Nissan e Mazda, ambos com turbocompressores, terão um ganho de potência pré-estabelecido para o GP de Long Beach. Na faixa de rotação de 2000 a 7000 RPM, os propulsores dos construtores japoneses trabalharão com mais pressão – nos Mazda 2 litros, será de 2.671 na faixa entre 2000 e 5200 RPM, enquanto nos Nissan 3,8 litros o boost máximo será de 1.826 de pressão atmosférica a 6200 RPM.

Na GTLM, os motores das BMW M6 GTLM da equipe de Bobby Rahal e da Ferrari 488 GTE da Risi Competizione foram beneficiados com aumento de potência de acordo com a nova tabela do BoP da IMSA. Os motores bávaros tiveram incremento na faixa entre 2000 e 7500 RPM (boost máximo de 2,018 bar entre 4500 e 5000 RPM) e os italianos trabalharão com mais pressão de turbo entre 2000 e 7500 RPM (máximo de 1,784 bar na faixa útil mais baixa de rotação).

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O Porsche 911 GTE voltou a ser o carro mais penalizado pelo BoP da classe GTLM para o próximo fim de semana

Quanto a demais mudanças, os tanques de combustível das Bimmers terão três litros a mais (de 105 para 108 litros), a Ferrari um (de 86 para 87 litros) e os Porsche 911 GTE, menos dois litros (de 96 para 94 litros). Também os carros do construtor germânico serão penalizados com acréscimo de 10 kg de peso e motores com restritor de 30.9 mm (0.3 mm a menos que em Sebring). Não obstante, os Porsche perdem cinco milímetros no diâmetro do restritor de abastecimento, baixando para 30mm. A Ferrari ganhou apenas 0.5 mm no restritor de combustível, subindo para 29.5mm. Os únicos GTLM a não ter mudanças no BoP pré-Long Beach foram o Ford GT EcoBoost e o Corvette C7-R.

A divisão GTD é a que apresenta as maiores alterações: dois carros têm mudanças no peso, sendo o Porsche “emagrecido” com 20 kg, baixando para 1285 kg (sem combustível e piloto, bem entendido). O Mercedes-AMG GT3 teve um acréscimo de 10 kg, passando para 1350 kg. Os motores 6,2 litros V8 dos construtor alemão perderam 1mm nos restritores, assim como o motor do Lexus RC-F. Os Acura NSX-GT3 tiveram um ganho de potência na faixa útil de giro entre 6000 e 7500 RPM com pressão máxima do turbo a 6400 RPM (2.028 bar).

Os tanques de gasolina também tiveram mudanças confirmadas – só o Acura se mantém com o total intacto – sendo os Mercedes-AMG GT3 os carros que mais litros perderam nos reservatórios – seis, baixando para 98 litros. A Ferrari 488 GT3 perdeu também 3 litros (de 99 para 96 litros) e o Porsche 911 GT3-R, um (de 91 para 90 litros). Audi e Lamborghini têm acréscimo de 3 litros em seus tanques (93 litros para cada), a BMW dois (de 105 para 107 litros) e o Lexus um (93 para 94 litros).

Isso implica também em alterações no restritor do fluxo de gasolina, com Audi e Lamborghini ganhando 1.5mm cada e o Mercedes-AMG perdendo 2mm, assim como a Ferrari (-1.5mm) e Lexus (-1mm). A BMW ganhou 1mm no restritor e os Acura, 0.5mm. Só os Porsche seguem a mesma tabela das 12h de Sebring nesse aspecto.

A 3ª etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship terá transmissão AO VIVO neste sábado no Fox Sports 2, a partir das 17h, com Hamilton Rodrigues na narração e Rodrigo Mattar, vulgo eu, nos comentários. Conto com a audiência de vocês!

Comentários

  • Desde sempre os bops privilegiam s equipes norte americanas, Ford GT e Corvette ficam iguais, na DP os Dallara-Cadillac vão continuar a frente, essa coisa de culhonésimos de milímetros nas entradas de ar, 2 litros a menos de tanque de combustível é para inglês ver!

    • Mas Cadillac é uma marca americana ,e talvez a de maior prestigio e o motor que usa é o (suponho) mesmo que o Corvette também usa ,todas duas são da General Motors. Como Cadillac é uma marca considerada ,para “senhores” ,acho que a imagem de vencedor em corridas deve ser para ganhar um público ,mais jovem ,quem sabe ?
      Eu ficaria contente se tivesse um Cadi ATS-V ou CTS-V,depois de uma Alfa Giulia Quadrifoglio,logicamente.
      E vamos falar a verdade ,nenhuma equipe de projetos pode fazer qualquer coisa um pouco melhor que os outros ,que vem esse pessoal do B O P .para fazer KK em cima do projeto dos outros ,e privilegiar incompetentes , É proibido ,em nome da “competitividade ser melhor que os outros ,em seus projetos. Viva a incompetência e a estupidez pautada na “competitividade”. Quem sabe daqui a alguns tempos façam carros de corrida só com a ” Marcha a Ré” ,ai poderemos babar no ovo do melhor piloto.

  • Conte conosco amigo, estarei a assistir embora nao conte com hastag pra dizer algo…rsrsrs….como tu sabes pelo mural que tento atualizar no face…amo GTs, Turismo e Prototipos… alem do que, Long Beach é um show à parte…amo tudo aquilo.