Kubica está fora do WEC e das 24h de Le Mans

Robert-Kubica-BuKolles
Não deu: a poucos dias do início da temporada do WEC, Robert Kubica anuncia que está fora da equipe ByKolles

RIO DE JANEIRO – O sonho não chegou a se concretizar: Robert Kubica anunciou nesta terça-feira que não correrá mais a temporada 2017 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance e tampouco disputará as 24h de Le Mans, conforme fora anunciado pela ByKolles Racing, equipe com quem o polonês chegou a um acerto para voltar ao automobilismo após participações esporádicas em provas do International Endurance Series by Hankook e desistir do Mundial de Rali.

O polonês de 32 anos praticamente não andou no protótipo ENSO CLM P1/01 da equipe de Colin Kolles no Prólogo em Monza, sendo visto basicamente fazendo a chamada “social” no paddock e nos boxes do time, onde foi visto conversando com outro ex-piloto de Fórmula 1, o venezuelano Pastor Maldonado.

Através das redes sociais, Kubica fez o seguinte comunicado.

“Depois do Prólogo, decidi interromper o meu programa de corridas com a equipe ByKolles na LMP1. Portanto, eu não vou participar da prova de Silverstone e tampouco das demais. Foi difícil tomar a decisão de sair fora e perder a oportunidade de participar de um campeonato tão desafiador e competitivo. Mas espero que este não seja um adeus de forma definitiva”, escreveu o piloto.

Kubica teve sua primeira experiência com um LMP1 – da própria ByKolles, inclusive – no teste coletivo realizado no Bahrein após o fim do último campeonato. Saiu impressionado, embora os tempos e o carro não fossem tão competitivos. Talvez ele tenha se deixado levar pelo entusiasmo. Talvez tenha percebido que não dá mais pra ele. São ilações que não nos cabem fazer. Uma pena que o polonês não tenha mais condições de desempenhar as mesmas performances que exibia antes de seu grave acidente numa prova de Rali, que o fez se afastar definitivamente da Fórmula 1.

A ByKolles não confirmou quem será o piloto do carro #4 ao lado do britânico Oliver Webb neste fim de semana. A Autosport inglesa crava que será Dominik Kraihamer, que ficou a pé com a mudança de pilotos da Rebellion Racing para este ano. O colega dos EUA John Dagys coloca Maldonado como uma das possibilidades.

A ver.

Comentários

  • Se não estou enganado, o Kubica nem chegou a andar no prólogo. O fator de ele ter citado o prólogo no comunicado me faz pensar que ele desistiu por ver que é um barco furado.
    Acredito que pra ele seria melhor uma participação na LMP2. No mínimo seria tão competitivos quanto so pilotos Silver.