Nakajima abre temporada da Super Formula com vitória em Suzuka

r001 (1)
Nakajima comemora a vitória na abertura da temporada 2017 da Super Formula em Suzuka

RIO DE JANEIRO – A temporada 2017 da Super Formula começou neste domingo no Japão, em Suzuka. E com um belo dia de céu azul e um ótimo público nas arquibancadas, Kazuki Nakajima deitou e rolou: o piloto da Vantelin Team Tom’s conquistou a pole position nos treinos oficiais e na corrida confirmou o favoritismo, para vencer pela nona vez em sua passagem pela principal categoria de monopostos do Oriente.

A corrida, com 35 voltas de duração, foi decidida num acidente: Kazuya Oshima, da equipe LeMans, rodou na 22ª volta e saiu da pista, provocando a entrada do Safety Car. Nessa etapa, era obrigatória apenas a troca dos pneus e Nakajima, numa estratégia inteligente, optou por fazer o serviço de pit durante o regime de neutralização, no que foi imitado por Naoki Yamamoto, do Team Mugen.

Daí não foi difícil para os dois comandarem o pelotão na relargada e Nakajima acelerou para abrir vantagem e vencer com 5″086 de frente para o rival que corre com motor Honda. Yuji Kunimoto, atual campeão da categoria e companheiro de Kazuki na equipe Toyota do WEC, chegou em 3º e conquistou o primeiro pódio do ano.

Com o outro carro da equipe Cerumo/Inging, Hiroaki Ishiura fechou num bom quarto posto, logo à frente do alemão Andre Lotterer. O bloco dos oito que marcaram pontos foi completado por três pilotos com motor Honda: Koudai Tsukakoshi (Real), Daisuke Nakajima (Nakajima) e Takuya Izawa (Dandelion).

Os estreantes na categoria ficaram devendo: Pierre Gasly foi o 10º colocado com o carro da Mugen, após largar do fim do grid – assim como Kamui Kobayashi – pela troca do motor de seu carro. Fez boa corrida de recuperação, mas acabou sofrendo com problemas de freio e câmbio. Felix Rosenqvist sofreu um acidente no treino classificatório e fechou a disputa em décimo-primeiro. O substituto de João Paulo de Oliveira na equipe Impul, Jann Mardenborough, chegou apenas em 18º. Egressos da Fórmula 3 japonesa, Nick Cassidy e Kenta Yamashita tampouco brigaram na zona de pontuação.

A próxima etapa do campeonato está marcada para 28 de maio em Okayama.

Resultado final:

1 – Kazuki Nakajima (Toyota) – Tom’s – 35 voltas em 1:03’18″440
2 – Naoki Yamamoto (Honda) – Mugen – 5″086
3 – Yuji Kunimoto (Toyota) – Cerumo/Inging – 8″823
4 – Hiroaki Ishiura (Toyota) – Cerumo/Inging – 9″408
5 – Andre Lotterer (Toyota) – Tom’s – 10″800
6 – Koudai Tsukakoshi (Honda) – Real – 11″266
7 – Daisuke Nakajima (Honda) – Nakajima – 16″907
8 – Takuya Izawa (Honda) – Dandelion – 18″307
9 – Kamui Kobayashi (Toyota) – KCMG – 18″950
10 – Pierre Gasly (Honda) – Mugen – 21″561

Comentários