Norris domina na abertura da F3 Europeia

1b61f69c82bb1adb211548b41ab6f8be
Positivo: Lando Norris comemora a vitória “back to back” na abertura da Fórmula 3 Europeia em Silverstone

RIO DE JANEIRO – Barba, cabelo e bigode (pole position, melhor volta e vitória de ponta a ponta) para Lando Norris na corrida de abertura do Europeu de Fórmula 3 nesta sexta-feira em Silverstone. O piloto da Carlin dominou por completo uma corrida que teve nada menos que três entradas do Safety Car, por conta de acidentes e de uma pista muito traiçoeira por conta da chuva que vez ou outra caía em determinadas partes do circuito britânico de Silverstone.

Com o Dallara Volkswagen da Carlin, Norris foi escudado por Jake Dennis a partir do momento em que o principal rival do pole, o compatriota Callum Ilott, saiu da pista com um dos carros da Prema. Não foi o único: o russo Nikita Mazepin provocou a primeira entrada do Safety Car logo na segunda volta e mais tarde seria a vez de Ralf Aron, que terminou uma desastrada manobra de ultrapassagem sobre um adversário numa barreira de pneus.

Sem Ilott, a Prema teve que se contentar com Maximilian Gunther terminando em 3º lugar, seguido por Joel Eriksson (Motopark) e Joey Mawson (Van Amersfoort Racing). Harrison Newey, filho do mago da engenharia Adrian Newey, venceu um belo duelo com o estreante Mick Schumacher, que no fim da corrida perdeu terreno e acabou superado também pelo chinês Guan Yu Zhou.

Já Pedro Piquet fez uma corrida de pura recuperação: o brasileiro da Van Amersfoort Racing chegou a ocupar a última colocação nas voltas iniciais, mas na terceira relargada, logo superou três adversários. Ultrapassaria mais outros para fechar a disputa na 9ª colocação e somar os dois primeiros pontos na tabela de classificação.

Mais cedo, os pilotos entraram na pista para o segundo treino classficatório que definiu o grid das provas #2 e #3. Antes do revés na abertura do campeonato, Callum Ilott conquistou as duas poles para as corridas de amanhã e domingo.

O grid da prova #2:

1. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″482
Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 1’50″507
2. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’50″537
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″562
3. fila
Jake Hughes (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’50″654
Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 1’50″655
4. fila
Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 1’50″836
Guan Yu Zhou (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″948
5. fila
Mick Schumacher (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″969
Tadasuke Makino (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’51″025
6. fila
Joey Mawson (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’51″101
Ferdinand Habsburg (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″101
7. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’51″145
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’51″183
8. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’51″282
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’51″338
9. fila
Marino Sato (Dallara-VW) – Motopark – 1’51″396
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’51″489
10. fila
Keyvan Soori (Dallara-VW) – Motopark – 1’51″788

O grid da prova #3:

1. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″503
Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 1’50″512
2. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’50″568
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’50″677
3. fila
Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 1’50″765
Jake Hughes (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’50″909
4. fila
Guan Yu Zhou (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″005
Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″020
5. fila
Tadasuke Makino (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’51″028
Mick Schumacher (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″095
6. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’51″190
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’51″271
7. fila
Joey Mawson (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’51″304
Ferdinand Habsburg (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″347
8. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’51″365
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’51″455
9. fila
Marino Sato (Dallara-VW) – Motopark – 1’51″567
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – VAR – 1’51″586
10. fila
Keyvan Soori (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″186

Comentários