PWC: temporada do SprintX começa com 35 carros

Oct 08 Pirelli World Challenge Grand Prix at Mazda Raceway Laguna Seca presented by Nissan
Após um primeiro campeonato com apenas três rodadas, a série SprintX do Pirelli World Challenge retorna este ano com cinco datas e um ótimo grid na abertura do campeonato, marcada para o Virginia International Raceway (VIR)

RIO DE JANEIRO – O terceiro evento do Pirelli World Challenge está marcado para o último fim de semana deste mês no Virginia International Raceway (VIR), em Alton. Uma centena de carros vai compor o grid de três séries – sendo que incríveis 54 veículos abrem a temporada das divisões TC/TCA/TCB, que têm o costume de correr juntas – acho que a USAC terá que dar o seu jeito pra corrida não ser um festival de congestionamentos e porradaria.

A rodada também terá 17 carros nas classes GT4/GTS, onde corre o brasileiro Rodrigo Baptista, defendendo a Flying Lizard com um Porsche Cayman GT4 Clubsport MR. E 35 carros foram confirmados para a primeira prova da temporada de um total de cinco programadas para a série SprintX, com corridas de 60 minutos de duração e duplas se revezando nas duas baterias – é um formato semelhante ao do Blancpain Sprint Series e do Blancpain GT Asia Series.

Na lista de entradas, inclusive, dois brasileiros: Xandy e Xandinho Negrão voltam a correr juntos, inscritos a bordo de uma Mercedes-AMG GT3 da MCC Motorsports, com o dorsal #92. Não deixa de ser uma surpresa, pois já há algum tempo os dois andavam afastados das pistas.

Doze desses 35 carros do SprintX são da classe GT-Pro, só para pilotos profissionais. A única dupla não formada ainda é da CRP Racing, já que o parceiro de Ryan Dalziel não foi escolhido. De resto, a Cadillac terá Jordan Taylor com Johnny O’Connell e Michael Cooper com Ricky Taylor. Pìerre Kaffer e Spencer Pumpelly dividirão o Audi da Magnus Racing, enquanto na K-PAX Racing as duplas serão Jonny Kane/Bryan Sellers e Álvaro Parente/Ben Barnicoat.

O veterano Andrea Montermini, aos 52 anos de idade, dividirá a Ferrari da TR3 Racing junto com o compatriota Daniel Mancinelli, enquanto a R. Ferri Motorsport terá Alex Riberas junto a Kyle Marcelli. Nos dois Acura NSX-GT3, estarão Ryan Eversley/Tom Dyer e Peter Kox/Mark Wilkins. Por fim, Patrick Long compõe uma forte dupla com Jörg Bergmeister no Porsche da Wright Motorsports e a Bentley da Absolute Racing vai com Adderly Fong e Vincent Abril.

Dentre as 14 duplas confirmadas na subclasse GT-Pro Am, algumas muito interessantes: Laurens Vanthoor/James Sofronas (GMG Racing/Porsche), David Ostella/James Dayson (M1GT Racing/Audi), Marco Seefried/John Potter (Magnus Racing/Audi), Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen (Black Swan Racing/Mercedes-AMG), Ricardo Sanchez/Frankie Montecalvo (Always Evolving/Nissan), Alec Udell/Preston Calvert (Calvert Dynamics/Porsche) e Alexandre Imperatori/Yuofeng Luo (Absolute Racing/Bentley). A GT-Am terá, além da Mercedes dos Negrão, o Aston Martin da TRG-AMR para Kris Wilson/Drew Regitz.

As sete inscrições restantes são de carros GT Cup e GTS, cuja inscrição no SprintX não é descartada pelos organizadores, exceto em caso de limite máximo do pitlane. Serão dois GT Cup – um deles, um Lamborghini Huracán Super Trofeo inscrito pela Dream Racing Motorsport e um Porsche 911 GT Cup, enquanto na GTS o plantel apresenta dois Aston Martin Vantage GT4 e três Porsche Cayman GT4 Clubsport MR.

Comentários