WEC: 30 carros na pré-lista das 6h de Spa-Francorchamps

6hSilverstone-start
Largada das 6h de Silverstone do último fim de semana: agora a parada é na Bélgica, na mítica pista de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – A segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), as 6h de Spa-Francorchamps, já tem a primeira lista de inscritos divulgada para o evento marcado para o próximo dia 6 de maio no lendário circuito da Floresta das Ardenas. Como já era esperado, o grid terá um incremento de inscritos em relação à corrida inicial do certame em Silverstone. E dessa forma, 30 carros foram anunciados pela organização capitaneada pelo ACO.

A única surpresa em relação ao que já se aguardava é que o grid terá um novo construtor na LMP2: um Ligier JS P217 foi inscrito pela equipe britânica Tockwith Motorsports, como preparação para as 24h de Le Mans. Nigel Moore e Phil Hanson são os titulares do carro em toda a temporada do ELMS e quem se junta a eles na empreitada é o indiano Karun Chandhok (inclusive confirmado para a disputa das 24h de Le Mans). As 6h de Spa-Francorchamps verão também a estreia do brasileiro André Negrão pela Signatech-Alpine (que assim alinha dois Alpine A470), aumentando o total de pilotos do país para cinco.

Romain Dumas será o líder da Signatech-Alpine no carro #36, pois Nicolas Lapierre foi requisitado pela Toyota para compor com Stéphane Sarrazin e o estreante japonês Yuji Kunimoto a tripulação do carro #9, inscrito especialmente para a etapa da Bélgica e para as 24h de Le Mans. A ByKolles não confirmou ainda o companheiro de equipe de Oliver Webb: já é sabido que o time de Greding não contará com James Rossiter, que disputa no mesmo fim de semana os 500 km de Fuji, válidos pelo Super GT japonês.

A Toyota venceu a rodada de abertura com Anthony Davidson/Kazuki Nakajima/Sébastien Buemi e chega a Spa com a liderança debaixo do braço entre os pilotos e construtores da LMP1. Vamos ver se os nipônicos vão também com o “low aero package”, assim como a Porsche fez em Silverstone e também fará na Bélgica e em Sarthe.

Na LMP2, quem chega a este evento como líder é a Jackie Chan DC Racing: Oliver Jarvis/Ho-Pin Tung/Thomas Laurent somaram os 25 pontos na Inglaterra e a trinca Bruno Senna/Julien Canal/Nicolas Prost está em segundo com 18. Nelsinho Piquet e os companheiros David Heinemeier-Hänsson e Mathias Beche estão em 9º lugar na classificação da categoria, com 2 pontos. Na classificação geral do World Endurance Drivers, Senna é o 5º com dez pontos e seu compatriota de Rebellion, por não ter terminado entre os 10 primeiros da geral em Silverstone, soma apenas meio ponto.

Quem chega “chegando”, com moral de líder na classificação do World Endurance Drivers na classe LMGTE é Pipo Derani: ele e seus parceiros Harry Tincknell e Andy Priaulx saíram de Silverstone com pontuação máxima e comandam o campeonato antes de chegar a Spa-Francorchamps. Daniel Serra, que fez sua corrida de estreia pela Aston Martin Racing, figura na 7ª colocação com seis pontos. E na LMGTE-AM, a dianteira é da trinca da Clearwater Racing – Mok Weng Sun/Keita Sawa/Matt Griffin ganharam na primeira corrida do time do sudoeste asiático no WEC e vão para Spa cheios de banca contra os adversários.

Lista de inscritos das 6h de Spa-Francorchamps AQUI

Comentários

  • Será ver bom ver um protótipo Ligier desafiando os Oreca nesta prova, pois o modelo da Onroak utilizado até o ano passado (Js P2) realmente ficou para trás em termos de performance e certamente isso determinou o desinteresse geral pelo fabricante entre os times do WEC, onde o Oreca domina completamente.
    Curioso também para ver a Toyota trabalhando com tres carros