WEC, Prólogo: Toyota na frente em Monza

2017-Le-Prologue--ALP58008_n
A Toyota ficou à frente da rival Porsche no Prólogo do WEC em Monza, graças a uma volta velocíssima de Nicolas Lapierre

RIO DE JANEIRO – Fim do Prólogo do World Endurance Championship (WEC) em Monza, com a Toyota à frente da rival Porsche após os dois dias de treino no circuito italiano de 5,793 km de extensão: ao fim dos dois dias de treinos, o francês Nicolas Lapierre acabou como o piloto mais rápido ao marcar 1’30″547 – melhor tempo de um protótipo LMP1 na história da pista desde 2008, para suplantar a Porsche – que pela manhã deste domingo tinha conquistado o melhor tempo com o suíço Neel Jani a bordo do carro #1.

A rigor, os dois construtores foram os únicos LMP1 a andar de fato nos treinos, pois o carro da ByKolles saiu para a pista para completar somente seis voltas (nenhuma delas digna de nota) com Oliver Webb a bordo. O polonês Robert Kubica nem treinou – e quem visitou os boxes do time foi ninguém menos que Pastor Maldonado. Já pensaram no que pode acontecer se o venezuelano acabar ocupando a vaga de terceiro piloto? Melhor não…

2017-Le-Prologue-Adrenal-Media-ALP58992_n
Matthieu Vaxivière superou o melhor tempo de Bruno Senna no sábado para colocar o protótipo da TDS Racing como o mais rápido entre os LMP2

Entre os pilotos da LMP2, o francês Matthieu Vaxivière, da TDS Racing, acabou por superar o tempo do brasileiro Bruno Senna e terminou os treinos do WEC com o melhor tempo – 1’36″078. O representante da Vaillante Rebellion não foi ultrapassado por nenhum outro adversário e o sino-holandês Ho-Pin Tung foi o único que chegou mais próximo com a 3ª colocação – 1’36″448.

André Negrão completou 52 voltas ao longo do domingo e no total, foram 89 giros e pouco mais de 515 km percorridos ao longo dos dois dias de testes, algo muito positivo para quem não havia ainda se familiarizado com um LMP2 – muito embora ele já conhecesse Monza da GP2 Series (hoje Fórmula 2). Com o protótipo da Signatech-Alpine, o campineiro marcou 1’36″797, pouco mais de dois décimos acima do companheiro de pilotagem Nelson Panciatici, que dividirá o carro com André e com Pierre Ragues.

Já o outro carro do time francês sofreu neste domingo o mais sério acidente de todos os dois dias de treinos em Monza, graças a uma saída de pista do recém-chegado Matthew Rao. O piloto nada sofreu, mas o carro ficou bastante danificado e a equipe terá um trabalho daqueles na nova sede em Boullogne-Billancourt para deixar tudo em ordem para a viagem rumo a Silverstone, na abertura da temporada daqui a menos de duas semanas…

no92 Porsche GT Team
Os novos Porsche 911 GTE foram muito bem em Monza e Michael Christensen ficou com o melhor tempo da LMGTE-PRO

Entre os LMGTE-PRO, o tempo cravado por Michael Christensen na sexta-feira (1’47″379) não foi suplantado por nenhum outro piloto. Quem chegou mais perto foi Fred Makowiecki, no outro Porsche oficial de fábrica, com a marca de 1’47″515 obtida na manhã deste domingo. Harry Tincknell foi o 3º com o Ford #67 da Chip Ganassi Racing, a 0″015 do tempo de Makowiecki. Olivier Pla foi o quarto no outro Ford GT EcoBoost e James Calado fechou o top 5 em sua categoria.

2017-Le-Prologue-Adrenal-Media-ALP77998_n
Na LMGTE-AM, deu Spirit of Race com a Ferrari guiada pelo espanhol Miguel Molina

E na LMGTE-AM, a Spirit of Race riu por último: Miguel Molina fez 1’49″843 e superou o tempo de Ben Barker no sábado, que deixou o Porsche da Gulf Racing em segundo. Matteo Cairoli foi o 3º mais rápido no Porsche da Proton Competition, seguido pelo Aston Martin guiado pelo português Pedro Lamy e por Keita Sawa, que ficou com o melhor tempo a bordo da Ferrari da equipe estreante Clearwater Racing.

Agora é à vera: as equipes têm duas semanas de pausa para a disputa das 6h de Silverstone, mas pelo menos um construtor permanecerá em Monza para mais testes: a Porsche reservou a pista para si nesta segunda-feira e deve fazer mais treinos de resistência com seu 919 Hybrid.

Comentários

  • A By Kolles não tem orçamento nem tempo para reconstruir carros com Pastor Maldonado eventualmente pilotando seus carros, a menos que ele proporcione burras cheias estratosféricas de patrocínio!