6h de Spa-Francorchamps: Conway e Toyota saem na frente

7_Toyota_WEC_2017_Spa_Francorchamps_Practice_1
Mike Conway não precisou mais do que três voltas para marcar o melhor tempo do primeiro treino livre nesta quinta-feira

RIO DE JANEIRO – Nesta manhã de quinta-feira, começaram os treinos livres para a disputa das 6h de Spa-Francorchamps, 2ª etapa do FIA World Endurance Championship. E foram abertos os trabalhos sob a incerteza em relação ao clima. Temperaturas baixas, ao redor de 12º C, marcaram as atividades que tiveram 1h30min de duração.

E a Toyota, vencedora na abertura do Mundial em Silverstone, deu as cartas na primeira sessão, com Mike Conway marcando o melhor tempo – 1’57″940, batendo o Porsche de Brendon Hartley por apenas 0″036.

Os japoneses, que não terão o argentino José María López nesta corrida, pois o piloto foi vetado pelos médicos por ainda não estar 100% recuperado de uma lesão numa vértebra lombar, estreiam neste fim de semana o terceiro carro – que a exemplo dos dois Porsche 919 Hybrid, vai correr com a aerodinâmica de baixo arrasto que será usada nas 24h de Le Mans, no mês que vem. Com este bólido, Stéphane Sarrazin fez o quinto tempo na primeira sessão, a 1″693 do melhor tempo do treino.

36_Alpine_WEC_2017_Spa_Francorchamps_Practice_1
Gustavo Menezes liderou por poucos milésimos o pelotão da LMP2 com o Alpine A470 da Signatech-Matmut em Spa

Na classe LMP2, Gustavo Menezes estabeleceu o tempo de referência, marcando 2’04″171 com o #36 da Signatech-Alpine Matmut. O estadunidense foi 0″091 mais rápido que Alex Lynn a bordo do #26 da G-Drive Racing, enquanto Simon Trummer andou bem num dos carros da Manor e fez o terceiro tempo.

Julien Canal foi o 4º colocado com o #31 da Vaillante Rebellion, seguido por Alex Brundle (Jackie Chan DC Racing) e Jonathan Hirschi (Manor). Nelsinho Piquet estabeleceu o melhor tempo entre os três brasileiros inscritos na categoria – foi o 7º colocado, com 2’05″344.

Bruno Senna completou 12 voltas ao longo do primeiro treino com seu carro e na melhor passagem, marcou 2’06″849. André Negrão fez seis voltas, a melhor delas em 2’08″196. O tempo mais rápido do #35 ao fim da manhã foi do francês Pierre Ragues – 2’06″271.

Estreando no WEC, a Tockwith Motorsports colocou na pista o único não-Oreca entre os onze inscritos. Nigel Moore fez o 10º tempo da sessão, marcando 2’06″607. O experiente Karun Chandhok, que vai colaborar com o time britânico em Spa e também nas 24h de Le Mans, deu apenas oito voltas no primeiro treino.

67_Ford_WEC_2017_Spa_Francorchamps_Practice_1
Vencedora em Silverstone, a Ford vai ter que competir em Spa-Francorchamps com quatro litros a menos de capacidade de combustível em seus tanques

Entre os LMGTE-PRO, a Ford começou dominante: o #67 foi o mais rápido com Andy Priaulx marcando 2’16″802, 0″122 à frente do francês Frederic Makowiecki com o Porsche 911 GTE. Billy Johnson surpreendeu e ficou com o terceiro melhor tempo a bordo do segundo Ford da Ganassi. Michael Christensen completou a alternância entre Ford e Porsche, enquanto a melhor Ferrari ficou em 5º com Davide Rigon.

Alessandro Pier Guidi, no mesmo segundo do melhor tempo do dia, fez a sexta marca no outro carro da AF Corse, cabendo à Aston Martin as posições seguintes. Pipo Derani fez nove voltas de manhã e o melhor tempo do brasileiro foi 2’17″913. Já Daniel Serra, buscando uma melhor adaptação ao extenso circuito de 7 km encravado na Floresta das Ardenas, usou o treino para conhecer mais a pista. Deu 15 voltas – a melhor delas em 2’19″142. Considerando todos esses fatores, levar 0″6 de Jonathan Adam – o mais rápido do #97 – durante o primeiro treino não é tão ruim assim.

77_Proton_Porsche_WEC_2017_Spa_Francorchamps_Practice_1
Matteo Cairoli deu as cartas entre os pilotos da divisão LMGTE-AM

E na LMGTE-AM, deu 1-2 dos Porsche 991 RSR, com Matteo Cairoli despontando como o mais veloz. O italiano da Dempsey Racing-Proton marcou 2’18″089 contra 2’18″730 de Ben Barker. Matt Griffin, que junto a Keita Sawa e Mok Weng Sun venceu na abertura do campeonato em Silverstone, ficou com a terceira colocação. Fecharam a raia, claro, o Aston Martin #98 e a Ferrari 488 GTE da Spirit of Race.

Ainda hoje, às 11h45 pelo horário de Brasília, os pilotos voltam ao circuito de Spa-Francorchamps para mais um treino livre.

Comentários

  • Pena que o app do Wec não transmita para os assinantes o treino livre.A cada dia mais elogio o Wec pelo seus carros pilotos e pistas