MENU

4 de maio de 2017 - 16:02Mundial de Endurance

6h de Spa-Francorchamps: Toyota confirma domínio na quinta-feira

590b656bc46dd

Kamui Kobayashi foi o mais rápido da quinta-feira, confirmando o domínio da Toyota sobre a Porsche em Spa-Francorchamps, por enquanto…

RIO DE JANEIRO - A Toyota fecha a quinta-feira de treinos livres para as 6h de Spa-Francorchamps superando a rival Porsche: Kamui Kobayashi foi um segundo e meio mais rápido que no treino matinal e à tarde estabeleceu 1’56″369 para os 7,004 km de extensão do traçado belga. Koba enfiou meio segundo no Porsche 919 Hybrid de Timo Bernhard, que ficou em segundo.

Vale lembrar que os alemães continuam apostando no pacote aerodinâmico de baixo arrasto que será usado nas 24h de Le Mans e a Toyota tem apenas um carro com essa mesma configuração – e o #9 do trio Kunimoto/Sarrazin/Lapierre continua apanhando: Lapierre foi o mais rápido hoje do trio com o tempo de 1’58″494. Dos cinco protótipos LMP1 oficiais de fábrica, foi o mais lento.

Apesar de ainda não se achar à vontade a bordo do seu novo carro, o alemão Andre Lotterer fez o 3º tempo do dia com o Porsche #1 que divide com Neel Jani e Nick Tandy. A ByKolles melhorou bastante o desempenho em relação ao primeiro treino, mas o ENSO CLM P1/01 continua atrás de vários protótipos da classe LMP2. O time de Greding espera pela chegada de James Rossiter, que vem do Japão após disputar os 500 km de Fuji pelo Super GT, para participar da corrida ao lado de Dodo Kraihamer e Oliver Webb.

590b33001855e

Dobradinha da Manor marcou o segundo treino livre entre os protótipos LMP2

A Manor fez dobradinha no segundo treino livre entre os protótipos LMP2, com seus ex-pilotos de Fórmula 1 aproveitando a oportunidade para mostrar serviço: Jean-Éric Vergne e Vitaly Petrov foram os mais rápidos da categoria nesta sexta-feira, com o francês cravando 2’02″662. Gustavo Menezes ficou com o 3º tempo e Ben Hanley – substituindo Matthieu Vaxivière na TDS Racing, andou bem e ficou em quarto.

André Negrão fechou o dia como o melhor brasileiro: o piloto da Signatech-Alpine Matmut marcou 2’04″760 e levou o carro #35 ao 8º melhor tempo no cômputo dos dois treinos livres. Nelsinho Piquet e Bruno Senna não completaram voltas rápidas na segunda sessão, em que o dinamarquês David Heinemeier-Hänsson, um dos companheiros de equipe de Nelsinho, acabou por provocar uma bandeira vermelha ao rodar com o protótipo da Vaillante Rebellion.

No caso do carro #31, houve um problema no câmbio que impediu Bruno de entrar na pista. Mas o brasileiro não se ilude. “A pole position não é algo realista para nós.”

Nelsinho aposta na evolução da equipe em busca do primeiro pódio na temporada.

“Em Silverstone já aprendemos bastante. O acerto do carro não estava lá essas coisas, mas com o que aprendemos lá, e tudo que o outro carro da equipe fez de certo, espero que dentro do time possamos evoluir. É uma pista que eu gosto, pode ser uma corrida legal para nós. Meu objetivo mínimo é o pódio. Se conseguirmos ficar fora de confusões e não cometermos erros, pelo que vimos até aqui, o resultado mínimo é ficar entre os três primeiros. Para ganhar a corrida, precisaremos estar fortes no acerto e na estratégia.”

590b6556da469

Marco Sørensen foi o melhor na LMGTE-PRO, num treino interrompido pelo forte acidente do Porsche de Kévin Estre

Além do problema com Heinemeier-Hänsson, o segundo treino livre teve outro – bem mais sério. O Porsche #92 de Kévin Estre sofreu um forte acidente na altura de Les Combes, provocando danos extensos no bólido, que terá de ser reconstruído para voltar à pista nesta sexta-feira. Antes da batida, Estre andou rápido o suficiente para ser o 2º colocado no FP2, atrás do Aston Martin Vantage do campeão mundial Marco Sørensen, o mais rápido do dia com o tempo de 2’16″458.

Pipo Derani e Daniel Serra melhoraram seus tempos: o brasileiro da Ford Chip Ganassi Racing completou um total de 12 voltas na segunda sessão livre e na mais rápida cravou 2’17″396. Serra evoluiu mais de um segundo em relação ao primeiro treino e na melhor de suas 23 voltas, marcou 2’17″737.

590b655adc3df

A Spirit of Race fez o melhor tempo da LMGTE-AM na quinta-feira

Na LMGTE-AM, Miguel Molina estabeleceu a melhor volta do treino em 2’17″806 com a Ferrari da Spirit of Race. O espanhol foi um décimo mais rápido que o experiente Pedro Lamy, da Aston Martin. Matteo Cairoli não melhorou o tempo do primeiro treino e fechou o dia em 3º com seu Porsche.

O terceiro treino livre, com 1h de duração, começa às 10h25 locais (5h25 de Brasília) nesta sexta-feira. A definição do grid começa às 14h50 locais (9h50 de Brasília), com as classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM e na sequência os protótipos LMP1 e LMP2. O treino só poderá ser assistido pelo site oficial do WEC, mediante o pagamento de € 4.99 pelo fim de semana e € 32.99 pelo pacote completo do campeonato.

6 comentários

  1. Júnior disse:

    Rodrigo,
    sei que é dificil alocar 6h de transmissão no FS2 e posso pagar e ver no site oficial mas haverá transmissão pelo FOX Play como houve no passado ou os direitos deste ano não incluem internet porque seria concorrencia com o que eles estão vendendo direto pelo site oficial?
    Abraços

    • Rodrigo Mattar disse:

      Não está prevista a transmissão no Fox Play, Júnior.

      • Fabiano disse:

        É uma pena não poder acompanhar essa categoria tão incrível. No ano passado até que o FoxSports 2 transmitiu algumas provas ao vivo. É possível adiantar alguma coisa sobre a transmissão de Lemans? A quantidade de brasileiros pode pesar por uma transmissão ao vivo?

      • Rodrigo Mattar disse:

        Fabiano, vamos passar Le Mans. No máximo de horas que for possível transmitir tecnicamente.

  2. Lucas disse:

    Rodrigo, por mais que a Toyota esteja na frente nos treinos livres, mas o fato dela estar atras com o carro com o acerto de baixo arrasto aerodinamico é uma preocupação para eles?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>