Barbada em Austin: terceira pole em quatro provas para os irmãos Taylor

Taylor-Austin

RIO DE JANEIRO – Invictos na temporada 2017 e com duas pole positions nas três corridas anteriores do calendário, os irmãos Jordan e Ricky Taylor seguem com o objetivo de demolir a oposição no IMSA Weather Tech SportsCar Championship. E com requintes de crueldade, como se viu hoje na disputa pelo melhor tempo do grid para a Advanced Auto Parts Showdown no Circuito das Américas em Austin, capital do Texas.

A bordo do Cadillac DPi-V.R, Ricky Taylor trucidou todos os competidores da classe Prototype.

Ignorou o recorde anterior da pista: com o tempo de 1’54″809, superou a antiga marca – que era dele mesmo – por quase quatro segundos. Deixou a 1″592 o 2º colocado, Johannes Van Overbeek, no Nissan Ligier DPi da Tequila Patrón ESM. Nem parecia o carro que perdeu grande parte do terceiro treino livre pela manhã em virtude de problemas mecânicos.

Eric Curran levou o Cadillac #31 da Marsh Engineering/AX Racing ao 3º lugar do grid, deixando o brasileiro Christian Fittipaldi em quarto. O companheiro do português João Barbosa, confirmou que a equipe fez algumas mudanças para a classificação – e que não surtiram efeito algum.

“Temos trabalhado muito para evoluir o carro, tentado algumas mudanças e não estávamos muito contentes com a performance depois dos treinos de ontem. Hoje, pela manhã, o carro estava melhor e tentamos algumas mudanças grandes para a classificação, mas infelizmente elas não funcionaram”, comentou Christian.

“Agora, precisamos estudar e fazer um acerto baseado no que tínhamos hoje de manhã e ontem para buscar um resultado melhor amanhã. Temos de fazer a nossa ‘lição de casa’ para estar na briga”, completou o brasileiro, que é bicampeão da categoria (2014/15) e atual vice-campeão.

Apesar do massacre impingido pela Wayne Taylor Racing, a melhora de performance dos carros da Prototype dentro do novo regulamento é visível. Tanto que os 10 carros inscritos na divisão superaram o tempo da pole do ano passado.

Na Prototype Challenge, não houve nem graça: James French dominou a sessão de qualificação e deu à Performance Tech a terceira pole em três provas em que a categoria dos protótipos Oreca FLM09C tomou parte do grid da IMSA nesta temporada. Com o tempo de 2’00″066 (novo recorde da categoria para o circuito), o piloto do #38 superou por quase três segundos o britânico Stefan Wilson, que ficou apenas com o 17º tempo geral. Don Yount também não deu nem pra saída e ficou em vigésimo-segundo na soma dos tempos em Austin.

A BMW, que vinha dando mostras de evolução na GTLM, confirmou: John Edwards faturou a pole no COTA com novo recorde de volta para a subclasse em 2’02″833, superando em 0″032 o italiano Giancarlo Fisichella, que andou muito bem a bordo da Ferrari da Risi Competizione. Uma prova de que as Bimmers estão bem nesse fim de semana é que Alexander Sims ficou com a terceira marca.

Os nove carros inscritos na categoria ficaram dentro do mesmo segundo e os líderes do campeonato Joey Hand/Dirk Müller largam de quinto na categoria, com os atuais campeões Tommy Milner/Oliver Gavin em oitavo.

E um estreante deixou sua marca no treino da GTD: o jovem francês Mathieu Jaminet, de 22 anos, levou a pole com o Porsche 911 GT3-R da Alegra Motorsports. Ele precisou de apenas três voltas para cravar 2’06″531 – sem conseguir superar a marca do compatriota Tristan Vautier na véspera.

A segunda posição foi do Lexus de Jack Hawksworth, que ficou a 0″092 da pole, seguido por Madison Snow e Corey Lewis, ambos de Lamborghini Huracán. Patrick Lindsey completou o top 5 do treino com o Porsche da Park Place.

No duelo entre as pilotos da categoria, Katherine Legge levou a melhor sobre Christina Nielsen, classificando o seu Acura em nono, à frente da dinamarquesa, atual campeã junto a Alessandro Balzan. Oswaldo Negri ficou com o 13º lugar entre os 17 carros da categoria.

A Advanced Auto Parts Showdown tem largada neste sábado às 15h30 pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo no site da IMSA, via streaming, com John Hindnaugh e Jeremy Shaw. O Fox Sports 2 exibe a corrida em VT de 2h de duração às 23h deste sábado, com Hamilton Rodrigues e Rodrigo Mattar.

Comentários

  • Qual a diferença destes dpis pros LPM1 das 24h de Le Mans?
    Qual o melhor entreeixos,os Porsches parecem menores q o resto é mais alto tbm,mas o desempenho é parecido.
    Q modelo de BMW é utilizado e será q ele tem as mesmas condições de competição,parecem ter a bitola estreita.