Eriksson vence e abre vantagem na Fórmula 3 Europeia

F3-Pau

RIO DE JANEIRO – O sueco Joël Eriksson segue como a maior pedra no sapato das equipes Carlin e Prema na atual temporada europeia da Fórmula 3. Na abertura da rodada tripla que representa o Grande Prêmio de Pau, o piloto da Motopark não deu chance alguma ao rival Lando Norris, que chegara a esta etapa apenas um ponto atrás do nórdico.

Ao longo das 23 voltas percorridas, Joël manteve Norris sob controle, mesmo com o representante da Carlin em seus calcanhares, como comprovado no resultado final – apenas 0″243 separaram os dois primeiros colocados. A Prema teve o dia salvo por Maximilian Günther, que chegou em terceiro lugar após o abandono prematuro do pole position Callum Ilott, que no início da segunda volta acabou sofrendo um acidente um tanto quanto inexplicável para alguém que está no terceiro ano de Fórmula 3 e numa das melhores equipes – senão na melhor – da categoria.

O russo Nikita Mazepin fez boa corrida e chegou em 4º lugar, com Ralf Aron completando os cinco primeiros. Pedro Piquet se beneficiou de um acidente com outro dos mais experientes do grid – o britânico Jake Dennis – para cruzar em 7º e igualar seu melhor resultado nesta temporada. Mick Schumacher superou o austríaco Ferdinand Habsburg em regime de bandeira amarela. Acabou penalizado e perdeu a oitava posição, trocando com o adversário.

Também neste sábado, foi disputado o treino classificatório que definiu o grid das provas #2 e #3, que acontecem amanhã. E Lando Norris foi absoluto: cravou as melhores voltas na pista de rua francesa e levou a pole position para ambas as corridas. Sem nenhuma dificuldade, ele enfiou mais de meio segundo de vantagem em cima do 2º colocado em seu grupo de classificação. Pedro Piquet larga em 15º na corrida #2 e em 13º na prova #3.

O resultado final da corrida #1 em Pau:

1 – Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 23 voltas em 34’59″570
2 – Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 0″243
3 – Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 2″636
4 – Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 3″560
5 – Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 3″970
6 – Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – VAR – 4″564
7 – Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 5″383
8 – Ferdinand Habsburg (Dallara-VW) – Carlin – 6″637
9 – Mick Schumacher (Dallara-Mercedes) – Prema – 5″825 (*)
10 – Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 7″201

(*) penalizado com a perda de uma posição por ultrapassagem ilegal

Comentários