Farewell Concert, 1968

RIO DE JANEIRO – Queria poder dar os parabéns ao cara que fez isso que posto agora: uma edição com a íntegra do show de despedida do Cream, um dos maiores power-trios do rock and roll em qualquer tempo, no Royal Albert Hall em Londres, dia 26 de novembro de 1968. Não importa se a qualidade do vídeo e do áudio apresenta altos e baixos. Estamos diante de um registro absolutamente histórico e que merece ser compartilhada.

Até porque os fãs do grupo só tinham tido o privilégio de vê-los em vídeos isolados postados por fanáticos mundo afora ou, no meu caso, um DVD que estava à venda há alguns anos atrás – não sei se ainda é comercializado – com 80 minutos de produção entremeando entrevistas com Ginger Baker, Eric Clapton e Jack Bruce, além de trechos dos shows gravados pela BBC.

Shows mesmo no plural, porque o Farewell Concert não teve uma só apresentação não, foram duas. Quem tem o DVD sabe ao que me refiro. As roupas que os três usam ao tocar “White Room” são diferentes do segundo show, que é este do vídeo que posto agora.

Curtam o talento desses três monstros no auge da forma. Clapton tinha 25 anos e era o Deus da guitarra. Prestem atenção em sua performance em “Crossroads”, que considero um dos mais inspirados momentos do músico no palco. Hoje, infelizmente, tem a saúde abalada por uma doença degenerativa. O brilhante Bruce nos deixou em 2014 após complicações de saúde. E Ginger Baker, avesso a entrevistas, faz 78 anos em agosto próximo.

O Farewell Concert de 1968 é o clip da semana. Apreciem, sem moderação.

Comentários