IMSA: 28 carros para o GP de Detroit

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Invictos: os irmãos Jordan e Ricky Taylor buscam a quinta vitória seguida em 2017 na classe Prototype

RIO DE JANEIRO – O IMSA Weather Tech SportsCar Championship chega neste fim de semana ao estado de Michigan para a 5ª etapa da temporada: o GP de Detroit (Chevrolet SportsCar Classic), prova de tiro curto – 1h40min de duração – será disputado sábado no circuito montado no Belle Isle Park, o mesmo que também terá uma rodada dupla da IndyCar na outrora capital mundial do automóvel.

A IMSA confirmou a presença de 28 carros de três categorias, já que a GTLM estará ausente por motivos de 24 Horas de Le Mans. Eu explico: as equipes Corvette Racing, Ford Chip Ganassi USA e Risi Competizione foram convidadas pelo ACO e, sendo assim, não havia nenhum sentido na participação da principal categoria de Grã-Turismo.

Lista de inscritos para Detroit AQUI

Dos 28 carros, serão dez protótipos da divisão principal, apenas três da Prototype Challenge – a quatro corridas da sua extinção – e 15 da GTD. Na Prototype, a meta de nove dos competidores é pôr fim à invencibilidade da Wayne Taylor Racing: os irmãos Jordan e Ricky Taylor ganharam todas as etapas anteriores e chegam a esta corrida com 22 pontos de vantagem (141 a 119) para Christian Fittipaldi e João Barbosa.

O último ajuste do Boletim de Performance (BoP) nos traz mais uma modificação para frear o domínio imenso dos Cadillac DPi-V.R diante da concorrência. Os protótipos montados na plataforma Dallara terão uma restrição de 30.4 mm na entrada de ar do motor (era de 31 mm em Austin), além de um tanque de combustível com 64 litros, dois a menos que na última etapa.

Não é só isso: o ângulo da asa traseira foi reduzido em cinco graus, passando de 17 para 12º e o ângulo máximo do flap foi reduzido para 23,8º. O Gurney Flap do carro, peça de alumínio que corta o ar e ajuda na pressão aerodinâmica, grudando os bólidos na pista, perdeu 600 mm, sendo reduzido de 1800 para 1200 mm.

Os protótipos Mazda RT24-P da Speedsource e os Nissan DPi da Tequila Patrón ESM contam dessa vez com um acréscimo de um litro cada na capacidade do tanque de gasolina. O turbo dos motores Mazda 2 litros também ganharam um incremento no boost ratio nas faixas mais baixas de rotação, entre 2000 e 6250 rpm.

Na Prototype Challenge, que esteve presente em três etapas – a exceção foi Long Beach – a dupla James French/Patricio “Pato” O’Ward vai em busca da quarta vitória em 2017. A dupla da Performance Tech soma 108 pontos – vinte à frente de Don Yount/Buddy Rice. Este último não corre no fim de semana em Detroit, sendo substituído por Ryan Lewis no carro #20. O outro bólido da BAR1 Motorsports ainda não tem ninguém confirmado para o evento de sábado.

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A Mercedes-AMG GT3 estreou neste ano na divisão GTD e já conquistou três vitórias em quatro corridas – duas delas com os líderes Jeroen Bleekemolen/Ben Keating

A Mercedes-Benz vem de três vitórias seguidas com seu AMG GT3, o que fez de Jeroen Bleekemolen/Ben Keating os líderes absolutos da tabela após quatro etapas. A dupla da equipe AMG-Riley Motorsports soma 133 pontos contra 109 de Christina Nielsen/Alessandro Balzan e 100 do canadense Daniel Morad. Nesta etapa, a Alegra Motorsports volta a alinhar o francês Mathieu Jaminet como aconteceu em Austin.

E por conta das performances neste início de ano, o peso mínimo das Merças sobe para 1370 kg nesta etapa (20 kg a mais que em Austin). Outro carro que ganha peso é o Porsche: 10 kg extras, subindo o peso mínimo para 1295 kg.A Mercedes perde também na entrada de ar, com o restritor baixando para 34.5 mm. O Audi R8 LMS terá uma abertura maior, ganhando 1 mm em relação à etapa anterior.

Com relação aos reservatórios de combustível, os Huracán da Lamborghini terão 95 litros de capacidade – dois a mais que em Austin –  e o Audi R8 LMS terá 94 litros – um a mais que o último BoP. Ambos os carros ganham também vazão no restritor do bocal de abastecimento e a Ferrari 488 GT3 perde 1 mm de acordo com o último boletim.

O Fox Sports transmite o GP de Detroit neste sábado em VT inédito a partir de 20h30, pelo horário de Brasília, logo após o beisebol. A narração será deste escriba aqui e quem comentará a corrida será a lenda, o mito Edgard Mello Filho.

 

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