24 Horas de Le Mans: Porsche sai na frente, Piquet é o 2º mais rápido na LMP2

jani

RIO DE JANEIRO (Bandeira verde!) – Começou finalmente a 85ª edição das 24 Horas de Le Mans, no circuito de Sarthe. Quarta-feira de calor e temperaturas que nem de longe marcaram os tempos do Journée Test de duas semanas atrás. Afinal, os pilotos têm que poupar pneus novos para os três treinos de classificação – o primeiro começando hoje a partir de 17h de Brasília, com transmissão ao vivo do Fox Sports 2 logo após o basquete do Campeonato Espanhol entre Valência e Real Madrid.

E nas quatro horas de atividades que se encerraram há pouco, a Porsche conquistou o melhor tempo: Neel Jani, atual recordista da pista, fez a melhor volta do treino em 3’20″362 (média horária de 244,878 km/h), seis décimos mais rápido que o Toyota #7 guiado em sua volta mais veloz na sessão pelo japonês Kamui Kobayashi, que na ânsia de melhorar seu próprio tempo acabou rodando.

Os dois primeiros foram os únicos a rodar abaixo de 3’21”, pois o Porsche #2 guiado por Timo Bernhard ficou a 1″325 do companheiro de escuderia, seguidos pelos outros dois Toyota TS050 Hybrid. O protótipo ByKolles ENSO CLM P1/01 Nismo ficou em 6º lugar na geral, virando em 3’27″828.

Na LMP2, a G-Drive Racing conseguiu a melhor marca do treino livre com Alex Lynn virando em 3’30″363 – um segundo e três décimos abaixo do carro #13 da Rebellion Racing. Nelsinho Piquet foi o autor da melhor volta do carro do time anglo-suíço, com sobras e sem sustos. A missão é conservar o equipamento para o treino classificatório. O #31 de Bruno Senna, Nicolas Prost e Julien Canal ficou na terceira posição da divisão, seguido pelo #38 e também pelo #37 da Jackie Chan DC Racing.

O melhor não-Oreca foi o Dallara da SMP Racing: 17º tempo geral e décimo-primeiro entre 25 carros da classe LMP2. O Alpine A470 de André Negrão e parceiros ficou com a 21ª marca da sessão, com o tempo de 3’35″862. Rubens Barrichello e companheiros do Racing Team Nederland fecharam a sessão com a 25ª marca – 3’37″679.

A Ferrari #71 da AF Corse acabou o treino livre com o melhor tempo: Sam Bird foi o mais rápido ao marcar 3’54″772, praticamente meio segundo melhor que o Aston Martin #97 guiado por Darren Turner, que terá entre seus pilotos o brasileiro Daniel Serra, estreante na prova. James Calado ficou com a 3ª marca a bordo da segunda Ferrari da AF Corse que teria a bordo o Lucas Di Grassi, vetado hoje mais cedo por conta de uma contusão.

O Ford GT Ecoboost da parceria de Tony Kanaan ficou com a nona posição (3’56″875) e o carro da trinca de Pipo Derani foi o 12º colocado na sessão (3’57″259). E na LMGTE-AM, mesmo com um carro do ano passado, o português Pedro Lamy mostrou a competência de sempre e marcou o melhor tempo em sua categoria, na frente de vários LMGTE-PRO, com o tempo de 3’56″082. A diferença foi de um segundo e meio em relação ao 2º carro mais rápido, que foi a Ferrari 488 GTE da DH Racing/Krohn Racing, guiada pelo italiano Andrea Bertolini.

Na terceira posição ficou o carro #84 da JMW Motorsport, seguido do #60 da Clearwater Racing, num bom trabalho do português Álvaro Parente. Fernando Rees, a bordo do Corvette C7-R da Larbre Competition, foi o quinto colocado, cravando 3’58″174 na melhor volta.

Agora é aguardar pela primeira sessão oficial de treinos que o Fox Sports 2 transmite ao vivo pela primeira vez na TV brasileira. Acompanhem a transmissão comigo e com o Thiago Alves.

Comentários