Equipes 24h de Le Mans – ByKolles Racing Team (LMP1)

RIO DE JANEIRO – A única equipe particular da LMP1 no Campeonato Mundial de Endurance ‘chega chegando’ no blog, na penúltima apresentação de participantes das 24 Horas de Le Mans 2017. Refiro-me à ByKolles Racing Team.

ByKolles

BYKOLLES RACING TEAM
Sede: Greding, Alemanha
Site oficial: https://www.bykolles.com/
Twitter: @ByKOLLES

Proprietário: Colin Kolles
Diretor de Operações: Boris Bermes
Team Manager: Marko Van Dommelen
Diretor Técnico: Dominic Liebl

Carro: ENSO CLM P1/01
Carroceria: Monocoque em fibra de carbono
Motor: Nissan Nismo VRX30A 3 litros V6 Turbo
Potência: 850 HP
Transmissão: X-Trac 6 marchas com acionamento sequencial paddleshift
Pneus: Michelin
Peso mínimo: 833 kg
Tanque de combustível: 75 litros

Total de voltas percorridas no Journée Test: 68 (926,772 km)
Top speed: 336 km/h

ByKolles-4

A ByKolles Racing tem a inglória missão de continuar no Mundial de Endurance como a única equipe não-oficial da LMP1. Só que os planos já mudaram: o time planeja desenvolver o equipamento com vistas à próxima temporada e as 24 Horas de Le Mans, junto com a corrida seguinte da temporada, na Alemanha, serão as últimas corridas do time sediado em Greding em 2017. Uma decisão que tem o apoio dos pilotos.

Até faz sentido: o chassis, agora rebatizado ENSO CLM P1/01, remodelado por Dominic Liebl, não dá mais no couro. A equipe deve desenvolver um novo carro para poder tirar o máximo do bom motor Nissan VRX30A, o mesmo que trabalharia no mal-amado Nissan GTR-LM Nismo de propulsão dianteira. Apesar das dificuldades inerentes a um projeto sem nenhum apoio de fábrica e tocado por um time sem muitos recursos, a equipe experimentou progressos. A performance é anos-luz inferior a de Porsche e Toyota, mas o carro andou bem em Spa-Francorchamps e conquistou um honroso resultado na última etapa do WEC.

Como James Rossiter foi obrigado pela Toyota a colaborar em testes do Super GT em Sugo, no Japão, no mesmo fim de semana da clássica prova de Sarthe, Colin Kolles e seu braço direito Boris Bermes foram buscar a experiência do italiano Marco Bonanomi para se juntar a Oliver Webb e Dodo Kraihamer na empreitada. No Journée Test, o carro da ByKolles teve performance superior de top speed em relação aos outros LMP1-H, mas a trinca do #4 suou o macacão para chegar perto do melhor tempo do LMP2 mais rápido nos treinos do Journée Test.

Ponto forte: o carro mostrou progressos
Ponto fraco: a falta de desempenho que nivela o protótipo aos melhores LMP2

Os pilotos do #4:

portrait_Oliver WEBB_GR8R8933_028812

OLIVER JAMES WEBB (Grã-Bretanha)
Twitter: @oliverjameswebb
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 20/03/1991 (26 anos)
Cidade natal: Manchester, Greater Manchester (Inglaterra)
Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado em Le Mans: 7º lugar em 2013
Corridas no WEC: 18
Vitórias na LMP1: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’29″443 (33 voltas)

portrait_Marco BONANOMI_GR8R8934_7056ea

MARCO BONANOMI (Itália)
Twitter: @MarcoBonanomi
Graduação: Platina
Data de nascimento: 12/03/1985 (32 anos)
Cidade natal: Lecco, Lombardia
Participações nas 24h de Le Mans: 3
Melhor resultado em Le Mans: 3º lugar em 2012
Corridas no WEC: 4
Vitórias na LMP1: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’29″428 (17 voltas)

portrait_Dominik KRAIHAMER_GR8R8928_940251

DOMINIK KRAIHAMER (Áustria)
Twitter: @DodoKraihamer
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 29/11/1989 (27 anos)
Cidade natal: Oberndorf
Participações nas 24h de Le Mans: 6
Melhor resultado em Le Mans: 18º lugar em 2015
Corridas no WEC: 32
Vitórias na LMP1: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’28″701 (18 voltas)

Comentários

  • Ser obrigado por contrato a deixar de correr de Le Mans para participar de um teste… sacanagem com o Rossiter, e, convenhamos, falta de sensibilidade da Toyota, mas contratos são contratos…