O nono brasileiro na pista

imagem_release_973328
Além dos oito brasileiros que vão abrilhantar as 24h de Le Mans neste sábado, o gaúcho Miguel Paludo participa da preliminar da Porsche Carrera Cup, com um grid monstruoso neste sábado (Foto: Alexis Goure/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A edição deste ano das 24 Horas de Le Mans teria nove brasileiros, mas o plantel foi reduzido a oito por conta da lesão que tirou Lucas Di Grassi do grid com a Ferrari LMGTE-PRO da AF Corse.

Mas não deixamos de ter nove brazucas na pista de Sarthe neste ano: é que Miguel Paludo, bicampeão da Porsche GT3 Challenge brasileira, vai disputar uma das preliminares da clássica prova de Sarthe neste fim de semana.

O gaúcho faz parte do enorme grid (são 61 carros!) da Porsche Carrera Cup, correndo a bordo do #17 da equipe Dinamic Motorsport, da Itália. No treino classificatório, Miguel conseguiu o 20º lugar geral e ficou no top 5 da categoria B. Paludo também corre pelo resultado na geral, é claro.

Há duas subclasses na disputa: a divisão dos Gentleman Drivers, só para pilotos da categoria B (entre eles, Paludo) e para os jovens pilotos de até 26 anos, que estejam em sua primeira temporada com os carros da Porsche Carrera Cup. O brasileiro falou sobre a primeira experiência no mítico circuito de 13,629 km de extensão.

“Foi um dia bastante positivo. No primeiro treino procurei me adaptar à pista, porque antes do treino só tinha conseguido pegar alguns trechos do circuito. Peguei a pista rápido porque o simulador me ajudou muito e acabei em 14º com um pneu de 20 voltas. Aí no segundo treino, com um pneu de 15 voltas baixei um segundo e fiquei em 11º. Então pro qualy acabei pegando um setor com bandeira amarela na primeira tentativa com pneu zero, troquei e fui para a última tentativa com pneu novo. Fui atrapalhado em uma volta e na seguinte teve novamente um setor com amarela. Classificamos em vigésimo e estou bem confiante, com o acerto do carro para a corrida. Estou feliz de andar no pelotão da frente, não sabia o que esperar antes de ir pra pista e o resultado foi bem positivo. Estou otimista para a prova, quando vamos procurar fazer uma corrida limpa e avançar no pelotão”, disse Paludo.

Entre os nomes da relação de inscritos, temos de antigos participantes das 24 Horas de Le Mans (Xavier Maassen) a netos de antigos pilotos de Fórmula 1 (Vincent Beltoise), passando por ex-pilotos da hoje Fórmula 2 (Tio Ellinas). No total, são 12 países representados.

A prova da Porsche Carrera Cup será disputada às 10h15 locais, 5h15 pelo horário de Brasília. O site oficial do evento vai transmitir a prova ao vivo via streaming.

Comentários