Um novo Garage 56 para o futuro?

panoz-gt-ev-le-mans-2017-press-02

RIO DE JANEIRO – Antes de mais duas sessões de treinos oficiais para as 24 Horas de Le Mans do próximo sábado, Don Panoz apresentou conjuntamente com a Green4U Technology um conceito de protótipo para ser inscrito futuramente em Sarthe como o chamado “Garage 56”, um conceito criado pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO) para incentivar a construção de carros inovativos.

Foi assim com o Delta Wing e o Nissan ZEOD RC, por exemplo. A exceção foi a inscrição do quadriamputado Fréderic Sausset com um Morgan Nissan ano passado e houve projetos que não foram adiante, como o Green GT e o protótipo da Welter Racing que seria movido a biogás. Resta saber se haverá interesse e desenvolvimento do Panoz GT-EV, um bólido 100% elétrico revelado hoje à imprensa internacional.

Desenhado por Peter Stevens, o criador do Panoz Esperante GTR-1, o GT-EV tem concepção mista, semelhante a um Grã-Turismo mas lembrando um protótipo, principalmente os antigos DPs da IMSA. Concebido para usar baterias renováveis – ou seja – a cada parada de box de acordo com a autonomia de força (estimada entre 90 e 110 milhas, entre 145 e 170 km percorridos, aproximadamente), as baterias seriam trocadas, o futuro Garage 56 da Panoz e da Green4U funcionará com dois motores elétricos, cada qual dando tração total às rodas dianteiras e traseiras, debitando entre 400 e 450 kW.

O peso poderá chegar até 997 kg e a velocidade estimada do bólido é de até 290 km/h.

Vamos ver se realmente o Panoz GT-EV será mesmo visto em Sarthe, se não na próxima edição, pelo menos em 2019. Há muito ainda a se percorrer e como dizem que o futuro do automóvel está nos carros totalmente elétricos, nada como ver mais outro em ação e poder tirar as nossas conclusões.

Comentários