Vitória de Bouveng/Rueda e pódio brasileiro no GT Open

Teo Martin

RIO DE JANEIRO – A 3ª rodada do International GT Open foi encerrada neste domingo em Paul Ricard com mais uma novidade no topo do pódio: a dupla formada pelo sueco Victor Bouveng e o espanhol Fran Rueda venceu a sexta corrida da temporada, dando à equipe Teo Martin Motorsport o primeiro triunfo do ano. Com a vitória, os pilotos do carro #65 se aproximam da ponta da tabela e passam a brigar diretamente pelo título da categoria.

A corrida teve 26 carros no grid: além do Lamborghini de Hiroshi Hamaguchi/Vitantonio Liuzzi, consumido pelo fogo antes da disputa de sábado, o Bentley Continental de Michael Meadows/Jordan Witt foi à nocaute em razão de insolúveis problemas mecânicos. A pole nos treinos foi da Ferrari de Andrea Caldarelli/Fu Songyang, seguidos pela Mercedes-AMG de Thomas Jäger/Mario Plachutta. Alan Hellmeister classificou a Mercedes-AMG da Drivex School com o 7º tempo, seguidos pela BMW de Lourenço Beirão da Veiga/Augusto Farfus. Jose Manuel Balbiani/Márcio Basso largaram da 17ª posição.

Caldarelli comandou a corrida com alguma folga no início, sendo perseguido por Jäger, Marco Cioci, Fran Rueda e Alan Hellmeister, que pulou de sétimo para quinto. Na 6ª volta, novo malogro para o #51 da Teo Martin Motorsport: a BMW com Lourenço Beirão da Veiga a bordo acabou ficando pelo caminho e a dupla luso-brasileira ficou sem pontos na rodada de Paul Ricard. Quem também abandonou foi a dupla Dominik/Mario Farnbacher, com os mesmos problemas que afligiram o Lexus RC-F na corrida do sábado.

A liderança da Ferrari da SF Racing só terminou quando Caldarelli entrou nos boxes e trocou com Fu Songyang. Victor Bouveng recebeu a BMW de Fran Rueda e a partir daí assumiu a liderança para não mais perdê-la. Songyang, por outro lado, só deu vexame: com um ritmo de prova lento demais em relação a todos os adversários, acabou recebendo a quadriculada num distantíssimo 23º lugar.

Andrea Fontana pegou a Lamborghini Huracán #23 da Imperiale Racing das mãos de Vito Postiglione e assumiu também a 2ª posição, seguido por Marcelo Hahn, Piergiuseppe Perazzini e Mario Plachutta. O brasileiro sobreviveu à pressão de Perazzini, que efetivamente chegou a ultrapassar o carro #16 da Drivex School. Mas Hahn manteve o controle e a posição de pódio, que lhe deu também a vitória na classe PRO-AM.

Na divisão AM, a Spirit of Race/Kaspersky Motorsport triunfou novamente com Alexander Moiseev/Davide Rizzo. Alexander Hrachowina/Martin Konrad terminaram em 2º e Márcio Basso ainda pescou o pódio junto a Jose Balbiani.

Com os resultados da etapa de Paul Ricard, Albert Costa/Philipp Frommenwiler – que salvaram a décima posição no domingo – ainda lideram com 42 pontos, contra 39 de Thomas Biagi/Giovanni Venturini e 38 das duplas Fran Rueda/Victor Bouveng e Mikkel Mac/Miguel Ramos. Com o pódio, Marcelo Hahn está em 11º lugar com 17 pontos. Alan Hellmeister é o décimo-segundo com 13. Nelsinho Piquet é o 17º colocado com 8 e Allam Khodair figura na 21ª posição, com quatro.

Na PRO-AM, liderança para Marco Cioci/Piergiuseppe Perazzini: a dupla da AF Corse soma 38 pontos, dois a mais que Shaun Balfe/Rob Bell. Marcelo Hahn subiu para a 3ª posição, agora com 27 pontos. E na classe AM, Moiseev/Rizzo chegaram enfim à liderança com 20 pontos, dois à frente de Luis Silva/Antônio Coimbra. Márcio Basso é o quarto colocado com 14 pontos.

A próxima prova do International GT Open acontece no início de julho, no circuito de Hungaroring, em Budapeste.

Comentários