ELMS: 36 carros no Red Bull Ring

Start-6
Largada das 4 Horas de Monza: o ELMS volta daqui a duas semanas no Red Bull Ring após a longa pausa para a disputa das 24 Horas de Le Mans (Foto: Jakob Ebrey Photography/ELMS)

RIO DE JANEIRO – A longa pausa do European Le Mans Series pós-24 Horas de Le Mans chegará ao fim: no próximo dia 23, será disputada a 3ª etapa da temporada 2017. As 4 Horas do Red Bull Ring, na Áustria, já fazem parte do calendário da série desde 2013 e novamente o evento conta com um bom grid. A organização do campeonato anunciou hoje um total de 36 bólidos inscritos nas três categorias em disputa.

Lista de inscritos para as 4h do Red Bull Ring

A novidade absoluta é a primeira participação da SMP Racing na categoria com seu Dallara P217 Gibson que estreou em Sarthe. O carro #27, assistido pela ART Grand Prix, terá a bordo dois estreantes em Esporte-Protótipos oriundos da World Series Fórmula V8 – Mateevos Isaakyan e Egor Orudzhev, ambos da equipe de Adrián Vallés, terão a responsabilidade de conduzir o carro que em Le Mans foi guiado por Mikhail Aleshin, Viktor Shaytar e Sergey Sirotkin.

Também a G-Drive Racing terá o retorno de Nicolas Minassian às pistas: o franco-armênio foi confirmado na vaga de Ryo Hirakawa não só no Red Bull Ring mas também na etapa seguinte em Paul Ricard, já que o piloto japonês foi requisitado pela Toyota para correr em Sugo e nos 1000 km de Suzuka, válidos pelo Super GT.

Nas demais equipes, a Algarve Pro Racing retorna à formação que iniciou a temporada e não disputou as 24 Horas de Le Mans, enquanto a Graff Racing busca um substituto de graduação prata para Franck Matelli, que não correrá na Áustria.

Léo Roussel e Memo Rojas correm para defender a liderança no campeonato: os dois somam 43 pontos contra 33 de Filipe Albuquerque/Will Owen/Hugo de Sadeleer, vencedores na abertura da temporada em Silverstone. Anders Fjørdbach e Dennis Andersen, da High Class Racing, são a surpresa da classificação, ocupando o 3º lugar com 30 pontos.

Na divisão LMP3, são dezessete os carros inscritos e, aos pouquinhos, a Norma vai quebrando o predomínio dos Ligier: a Duqueine Engineering vai colocar um terceiro M30 para Antonin Borga/David Droux/Nicolas Schatz após a estreia do bólido no Road To Le Mans. Entre os pilotos, Gino Forgione está fora do #4 da Cool Racing by GPC; Douglas Lundberg estreia no #8 da Duqueine Engineering e Maurizio Mediani disputa mais uma vez a prova da Áustria pela AT Racing.

Na Eurointernational, James Davison e Ricky Capo substituem Maxime Pialat e Max Hanratty no carro #12. Ausente em Monza por conta de um compromisso no WTCC, Yann Ehrlacher volta ao volante do #19 da M.Racing-YMR ao lado de Erwin Creed, que venceu ao lado de Capo a prova de Monza na categoria.

Os franceses François Hériau, Jean-Baptiste e Matthieu Lahaye chegarão ao Red Bull Ring com a liderança do campeonato da LMP3 no bolso do macacão, somando 33 pontos, cinco a mais que Antoine Jung/Romano Ricci/Alexandre Cougnaud e Christian England/Wayne Boyd/Mark Patterson, que dividem o 2º lugar.

A LMGTE apresenta apenas seis carros inscritos e a JMW Motorsport vai pela primeira vez com a Ferrari 488 GTE com que venceu as 24 Horas de Le Mans na classe LMGTE-AM. O carro terá Rob Smith ao lado de Jody Fannin e Jonathan Cocker na Áustria.

A trinca Euan Hankey/Salih Yoluc/Nicki Thiim lidera a classificação com 44 pontos contra 35 de Smith e Fannin e 30 pontos de Andrew Howard/Ross Gunn/Darren Turner.

Comentários

  • Eu acho temeroso muitos carros , com categorias com diferencial de potência e velocidade muito grandes em uma pista curta e veloz , com umas curvas que se chega muito rápido e freia-se muito dentro. Mas vamos ver no que dá.
    Particularmente acho que Endurance é para circuitos com mínimo 5500 m. para este número de inscritos.
    Eu tinha uma co relação de +- 5 carros por km de pista., Onde correm mais de uma categoria . Mas está é uma opinião de quem quando militava no automobilismo teve sua formação em Targa Florido e corridas de Hill climb…
    Boa semana a todos.