IMSA: 35 carros e mudanças no BoP para Road America

DSC_0131

RIO DE JANEIRO – As quatro categorias atuais do IMSA Weather Tech SportsCar Championship estarão reunidas pela penúltima vez no primeiro final de semana de agosto. O Continental Tire Road Race Showcase, 9ª etapa da temporada 2017, será disputado no circuito Road America, em Elkhart Lake, no Wisconsin. O “Spa-Francorchamps das Américas” recebe os carros da quase defunta Prototype Challenge pela última vez, com um grid ligeiramente reduzido em relação à maioria das provas.

Lista de inscritos para o Continental Tire Road Race Showcase

Serão 35 carros em ação, sendo oito da divisão principal, três da PC, outros oito da GTLM e os restantes 16 da GTD, que responde por quase 50% do grid. Na Prototype, a maior mudança responde pela saída temporária da Mazda. Com o fim da parceria entre os japoneses e a SpeedSource – e o consequente anúncio de que a Joest Racing entra como o time representante da marca em 2018, a participação dos carros #55 e #70 foi prematuramente encerrada.

Se esta é uma notícia não muito boa para o resto do campeonato, a JDC-Miller confirma que terá dois carros em 2018. A equipe do Oreca 07 amarelo, que vem impressionando nesta temporada, quer crescer e uma das metas de crescimento é uma possível participação nas 24 Horas de Le Mans.

Outra novidade é que a Visit Florida Racing jogou a toalha e trocou o chassi Riley MK30 – que a partir do ano que vem fica apenas sob a chancela da Multimatic – pelo Ligier JS P217. Serão inclusive quatro bólidos com os chassis da Onroak Automotive em Road America, incluindo os dois Nissan DPi da Tequila Patrón ESM. Após uma ótima atuação em Watkins Glen, Olivier Pla volta ao carro da PR1/Mathiasen, já reconstruído após a capotagem em Mosport, bem como o mexicano Jose Gutiérrez.

Com a invencibilidade finalmente quebrada e duas corridas de relativo prejuízo, os “irmãos Metralha” Jordan e Ricky Taylor continuam líderes, agora com 19 pontos de vantagem para João Barbosa/Christian Fittipaldi, que têm como crucial esta próxima etapa, se ainda sonham com o terceiro título na categoria. Pipo Derani faz sua segunda corrida em parceria com Johannes Van Overbeek, preocupado com a falta de confiabilidade dos protótipos de sua equipe.

“Estamos trazendo alguns updates para o carro”, revelou Pipo. “O único problema é reliability (confiabilidade). Tomara que não quebre. Vamos com tudo!”, anseia o brasileiro, 13º colocado na tabela com 94 pontos.

Na divisão Prototype Challenge, James French/Pato O’Ward podem sair de Road America campeões antecipados da última temporada da divisão. Com 216 pontos e 34 de vantagem para Don Yount, basta que a dupla da Performance Tech Motorsports conquiste três pontos a mais que o rival, para levarem o troféu absoluto de 2017.

A GTLM continua com os mesmos oito carros e quatro equipes das últimas provas, desde que a Risi Competizione anunciou que se ausentaria por problemas financeiros – pelo visto, ainda não sanados, já que de novo a Ferrari 488 GTE do time de Houston está fora pela quarta vez consecutiva. Novidade no boletim técnico é o aumento da pressão do turbo para os Ford GT EcoBoost nas faixas úteis de giro entre 2 mil e 7 mil e 700 RPM. De resto, nada diferente em relação a Lime Rock, onde a Porsche conquistou a primeira vitória de seu 911 RSR com motor central-traseiro.

Na classificação do campeonato, Antonio Garcia/Jan Magnussen seguem no comando: a dupla da Corvette Racing tem 211 pontos, sete a mais que Alexander Sims/Bill Auberlen (BMW). As duplas da Ganassi formadas por Dirk Müller/Joey Hand e Richard Westbrook/Ryan Briscoe estão em terceiro e quarto, respectivamente, com Dirk Werner/Patrick Pilet bastante próximos, em 5º lugar. Os atuais campeões Tommy Milner/Oliver Gavin ocupam apenas a 8ª colocação.

O plantel da GTD tem novidades em relação à etapa passada. Alex Job Racing e TRG não figuram na lista de entradas. Em compensação, Dan Knox/Mike Skeen estão inscritos para a segunda aparição do Mercedes-AMG #80 da Lone Star Racing.

Nesta sexta-feira, a equipe Weather Tech Racing, que é cliente da Riley Technologies-AMG, fez um anúncio inusitado. Para a próxima etapa, vão competir com o Porsche 911 GT3-R. O motivo? O sempre polêmico BoP da IMSA, que inclusive tirou os carros pintados com as cores do “primary sponsor” da série no ano passado.

“O Mercedes-AMG GT3 é um ótimo carro”, ressalta o piloto Cooper Mac Neil. “Mas hoje no refluxo do BoP estamos neste momento em desvantagem. O carro está 105 kg mais pesado e com um restritor de ar para o motor 5,5 mm menor que o Porsche. Estamos tirando a poeira do nosso antigo carro e vamos com ele para Road America”, confirmou.

“Nossa competitividade diminuiu durante a temporada, depois de conquistarmos uma vitória em Long Beach na estratégia, porque a IMSA continuou a penalizar nosso carro”, lembrou Gunnar Jeannette, o outro piloto da equipe. “Antes, brigávamos na liderança. Na última corrida, lutamos para ficar em 10º. Vamos ver o que conseguimos fazer na próxima, com a ajuda da Porsche”, disse.

Alheios a tudo isso – e sem nenhuma vitória ao longo das etapas já disputadas – Christina Nielsen/Alessandro Balzan seguem coletando pontos importantes. A dupla da Scuderia Corsa lidera a temporada com 228 pontos, de olho no bicampeonato e com 17 a mais que Ben Keating/Jeroen Bleekemolen. Em 3º lugar, seguem Andy Lally/Katherine Legge com 205, seguidos por Bryan Sellers/Madison Snow com 197 e Andrew Davis/Lawson Aschenbach, com 195.

O brasileiro Oswaldo Negri e seu parceiro Jeff Segal tentam ainda o primeiro pódio na temporada: a dupla do carro #86 ocupa a nona posição na tabela, somando 174 pontos.

O Fox Sports 2 transmite a etapa de Road America em VT no próximo dia 6 de agosto.

Comentários