IMSA: Tequila Patrón ESM larga na frente em Mosport

ESM2

RIO DE JANEIRO – Sexta-feira de treinos livres para o IMSA Weather Tech SportsCar Championship, abrindo os trabalhos para a 7ª etapa do campeonato, que acontece domingo com transmissão ao vivo do Fox Sports 2. E a equipe Tequila Patrón ESM ficou com o melhor tempo no combinado das duas sessões: o carro #2 da dupla Scott Sharp/Ryan Dalziel virou sua volta mais rápida em 1’08″994 (206,448 km/h de média), superando por apenas 0″059 o Cadillac DPi-V.R dos ‘irmãos Metralha’ Ricky e Jordan Taylor.

A 3ª posição ficou com o brasileiro Pipo Derani a bordo do segundo Nissan DPi, que ele assume até o fim da temporada junto a Johannes Van Overbeek. Um furo de pneu atrapalhou a parte final do treino da dupla, que ficou a apenas um décimo de segundo dos companheiros de esquadra. A quarta posição foi dos atuais campeões Dane Cameron e Eric Curran, com Misha Goikhberg/Stephen Simpson completando os cinco primeiros.

Vencedores em Watkins Glen, Christian Fittipaldi e João Barbosa ficaram com o tempo de 1’09″827, obtido na primeira sessão, como melhor resultado do #5 da Mustang Sampling/Action Express Racing ao fim do dia – 7º lugar no agregado das duas sessões, atrás também do Mazda DPi de Tristan Nunez/Jonathan Bomarito. Nas demais posições vieram o #70 de Tom Long/Joel Miller, o #90 de Marc Goossens/Renger Van der Zande e o Ligier de Nick Boulle/David Ostella, que ainda estão se adaptando ao carro.

Na Prototype Challenge, nenhuma surpresa: Pato O’Ward fez o melhor tempo da sexta-feira em 1’12″296, mais de um segundo e meio abaixo do #20 da BAR1 Motorsports guiado por Don Yount/Ryan Lewis. O #26 foi entregue a dois canadenses – James Vance e Garry Grist, com este carro envolvido no acidente mais forte da sexta-feira, em que a Mercedes-AMG de Gunnar Jeannette/Cooper MacNeil foi ejetada para as barreiras de proteção. Como efeito, a equipe Weather Tech-AMG ficou o resto do dia trabalhando para reconstruir o bólido e deixá-lo em condições de participar do terceiro treino livre ou, no máximo, da sessão de classificação.

A Porsche fez 1-2 nos dois treinos de hoje entre os carros da GTLM, com Laurens Vanthoor cravando o melhor tempo na segunda sessão – 1’14″753, mais de meio segundo abaixo do companheiro de equipe Patrick Pilet. Em boa fase na competição, as BMW da equipe de Bobby Rahal ficaram em terceiro e quarto, com John Edwards e Bill Auberlen, respectivamente. O melhor Corvette C7-R veio com a 5ª colocação, à frente do mais rápido entre os dois Ford GT EcoBoost da Chip Ganassi Racing.

Por fim, na divisão GTD deu o Lexus RC-F GT3 de Scott Pruett/Sage Karam, marcando 1’17″135, 0″263 melhor que o Audi da Stevenson Motorsports alinhado para a dupla Andrew Davis/Lawson Aschenbach. Apesar de não ter melhorado o tempo do primeiro treino, Andy Lally/Katherine Legge fecharam a sexta-feira com o 3º melhor tempo da categoria. Oswaldo Negri e seu parceiro Jeff Segal também não conseguiram virar uma volta melhor no treino da tarde e ficaram com 1’17″944, tempo conseguido na primeira sessão.

O último treino livre para os ajustes finais terá início às 10h20 de Brasília. O treino classificatório para a definição do grid de largada começa às 13h05.

Comentários