IMSA: Tudo como dantes…

10pole
Lá vêm eles de novo: Ricky Taylor conquistou mais uma pole para o Cadillac DPi-V.R #10 no IMSA Weather Tech SportsCar Championsihp

RIO DE JANEIRO (… no Quartel de Abrantes) – Não deu nem para comemorar: os ‘irmãos Metralha’, donos de cinco vitórias nas seis provas já disputadas do IMSA Weather Tech SportsCar Championship e ainda líderes do campeonato com 20 pontos de vantagem para o 2º colocado, voltam a dar as cartas novamente. Ricky Taylor levou o Cadillac DPi-V.R #10 à pole position para o Mobil 1 SportsCar Grand Prix que será disputado neste domingo às 13h de Brasília no Canadian Tire Motorsports Park, em Mosport – com transmissão ao vivo do Fox Sports 2.

Taylor não teve adversários na disputa pelo melhor tempo do grid. Logo estabeleceu o tempo de referência e confirmou a conquista da primeira posição com 1’08″459. O único piloto que chegou próximo foi o russo-canadense Mikhail Goikhberg com o Oreca Gibson LMP2 da JDC-Miller Motorsports: num último esforço, o carro amarelo #85 que fora de manhã o mais rápido no último treino livre, ficou a 0″128 da pole.

A Tequila Patrón ESM monopolizou a segunda fila, com Scott Sharp em terceiro e Johannes Van Overbeek, novo companheiro do brasileiro Pipo Derani, na quarta posição. Jonathan Bomarito ficou em quinto e assim tivemos os quatro chassis permitidos para a classe Prototype ocupando as cinco primeiras posições.

Christian Fittipaldi não conseguiu extrair o máximo de performance de seu Cadillac e o vencedor das 6 Horas de Watkins Glen ficou assim com o 6º tempo, por pouco não sendo superado pelo Riley de Marc Goossens. Eric Curran também não teve um bom desempenho no outro Cadillac da Action Express e ficou com o oitavo lugar. Nick Boulle superou por 0″001 o tempo de Tom Long e assim os dez carros da classe principal foram mais rápidos que o tempo da pole position alcançado no ano passado – e com sobras.

Na Prototype Challenge, que caminha para seu melancólico final, James French não teve adversários e levou a quinta pole para a Performance Tech em seis corridas neste ano. O piloto do carro #38 foi 1″722 mais rápido que o adversário mais próximo, marcando 1’11″471. O piloto local Garry Grist foi a boa surpresa ao superar o vice-líder do campeonato Don Yount e ficar com o segundo posto da categoria.

911pole
Dirk Werner mostrou sólido desempenho no treino e fez a primeira pole do Porsche 911 GTE na nova configuração

A Porsche conquistou a primeira e histórica pole do novo 911 GTE com motor central-traseiro. Numa performance inspirada de Dirk Werner, o novo bólido do construtor de Weissach levou a posição de honra na GTLM, por apenas 0″018 de vantagem para a emergente BMW M6 GTLM guiada por Bill Auberlen na sessão de classificação.

Aliás, os bólidos germânicos se misturaram nas quatro primeiras posições, fazendo comer poeira os concorrentes ianques: Laurens Vanthoor levou a melhor sobre Martin Tomczyk e fez o 3º tempo. No duelo interno da Ford, Ryan Briscoe bateu Joey Hand com sobras e na Corvette, mesmo com problemas, Jan Magnussen foi melhor que Oliver Gavin. De novo, os oito carros inscritos ficaram dentro do mesmo segundo.

E na GTD, quem também chegou à primeira pole na categoria foi o novo Lexus RC-F GT3. Sage Karam não cometeu nenhum erro e fez uma ótima volta em 1’16″563, superando o Audi da Stevenson Motorsports guiado por Andrew Davis. Companheiro de Oswaldo Negri, Jeff Segal fez um belo trabalho e ficou com a 3ª colocação, num grid com cinco marcas diferentes nas cinco primeiras posições e sete entre os oito mais rápidos – que ficaram dentro do mesmo segundo.

Tem mais: dos 14 carros que marcaram tempo, treze ficaram no espaço de pouco mais de um segundo e meio. E se a Lexus comemorou a primeira pole no ano, a 3GT Racing experimentou o dissabor de ver o outro carro, da dupla Robert Alon/Jack Hawksworth envolvido num forte acidente no terceiro treino livre, impedindo o carro #15 de participar da sessão de classificação. A dupla largará entre os últimos, caso o carro consiga ser recuperado a tempo para a corrida.

O Fox Sports 2 transmite ao vivo a etapa de Mosport do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, com Thiago Alves, Rodrigo Mattar e a lenda, o mito, o craque Edgard Mello Filho.

Comentários

  • Estou gostando de ver o trabalho da JDC-Miller nessa que é uma temporada de aprendizado para eles. Torcendo para continuarem com o desempenho sólido e crescendo nesse fim de temporada e para o ano que vem.