Piquet, enfim, no pódio

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RIO DE JANEIRO – Foram 42 corridas de espera. Mas Pedro Piquet, finalmente, chegou ao pódio na Fórmula 3 Europeia. O piloto brasileiro foi 2º colocado na prova inaugural da quinta rodada da temporada 2017 no circuito urbano de Norisring, na Alemanha.

Terceiro colocado no grid da prova #1, Pedro superou o líder do campeonato Lando Norris e depois foi ultrapassado pelo alemão Maximilian Günther. O líder era Jake Hughes e os quatro primeiros se distanciaram dos demais pilotos. Perto do final, Norris tentou tirar do compatriota a liderança da prova, mas o piloto da Carlin errou um ponto de frenagem e acertou o bólido de Hughes em cheio, provocando inclusive a entrada do Safety Car.

Na relargada, Lando Norris ainda tentou roubar o 2º posto de Piquet, mas o erro custou caro ao britânico: punido em 20 segundos, caiu de terceiro na quadriculada para a 11ª posição. E com a vitória no sábado, Günther foi alçado à condição de novo líder do campeonato, ratificada nas duas provas do domingo.

A corrida #2 viu Piquet de novo nos pontos: o brasileiro largou e terminou em sexto, com Norris quebrando um jejum de nove corridas sem vitória – desde a etapa de Monza o piloto da Carlin não aparecia no ponto mais alto do pódio. E na prova que fechou a programação, Pedro teve um enrosco com ninguém menos que Mick Schumacher. Filhos de 10 títulos mundiais de Fórmula 1 se acharam na Alemanha e nenhum dos dois terminou a disputa.

O indiano Jehan Daruvala surpreendeu e conquistou sua primeira vitória na categoria, enquanto Günther chegou em 2º para sair da Alemanha rumo à Spa-Francorchamps, na próxima etapa, com nada menos que 34 pontos de vantagem para Joel Eriksson, da Motopark.

“Estou muito feliz com o meu melhor fim de semana na Fórmula 3, e por ter voltado a pontuar na primeira corrida do domingo. É claro que eu esperava marcar pontos nas três provas do fim de semana, mas infelizmente aconteceu um contato”, comentou Pedro, que agora ocupa o 12º lugar na classificação com 44 pontos.

O resultado final da corrida #1:

1 – Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 38 voltas em 33’54″166
2 – Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 1″507
3 – Guan Yu Zhou (Dallara-Mercedes) – Prema – 2″134
4 – Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 4″421
5 – Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – VAR – 15″640
6 – Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 15″717
7 – Mick Schumacher (Dallara-Mercedes) – Prema – 16″480
8 – Tadasuke Makino (Dallara-Mercedes) – Hitech – 17″907
9 – Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 18″508
10 – Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 19″426

O resultado final da corrida #2:

1 – Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 42 voltas em 34’15″834
2 – Jake Hughes (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1″134
3 – Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 2″176
4 – Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 3″378
5 – Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 4″167
6 – Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 4″554
7 – Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – VAR – 5″074
8 – Guan Yu Zhou (Dallara-Mercedes) – Prema – 5″624
9 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Prema – 6″504
10 – Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 7″848

O resultado final da corrida #3:

1 – Jehan Daruvala (Dallara-VW) – Carlin – 39 voltas em 34’29″733
2 – Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 0″458
3 – Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 3″088
4 – Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Hitech – 4″021
5 – Jake Hughes (Dallara-Mercedes) – Hitech – 4″548
6 – David Beckmann (Dallara-VW) – Motopark – 5″009
7 – Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 5″753
8 – Ferdinand Habsburg (Dallara-VW) – Carlin – 6″843
9 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Prema – 8″165
10 – Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 9″223

Comentários

  • apos a formula europeia ele tem que fazer 02 anos de formula 2 pra ve se desenvolve de vez,,,pra depois v se entra na formula 01,,,vejo pietro fitpaldi como o mais proximo da formula 01, sette camara n acredito.

  • Enfim bons resultados do Piquet. É essencial largar na frente, como nas provas 1 e 2, na terceira, onde ele foi décimo segundo, deu merda, como usual. Tomara que vire a chave de resultados para ele, apesar de que, honestamente, não estou tão certo que isso ocorrerá.
    Em relação ao campeonato, a disputa começa a afunilar, se antes tínhamos 4 pilotos com chances reais de título, hoje são 3, duvido que o Ilott consiga se aproximar da ponta, é um piloto limitado. Gunther e Norris muito bem, Eriksson médio, vejamos em Spa qual será o quadro.