Tontura

170018_uk-780x405

RIO DE JANEIRO (… e só de imaginar, me dá vertigem) – Dizem que “a primeira impressão é a que fica”. E a julgar por hoje, Sebastian Vettel não curtiu nem um pouco a experiência de guiar um Fórmula 1 equipado com o Shield, um novo aparato testado pela FIA para melhorar a segurança do cockpit dos carros da categoria. O escudo é bem mais interessante que o Halo, aquelas duas tiras de sandálias Havaianas que insistiram em apresentar ano passado e que, além da pouca serventia em termos de proteção, eram visualmente esquisitas. Mas o artefato testado hoje no primeiro treino livre causou tontura no piloto da Ferrari, que só deu uma volta e tirou a proteção.

“Eu testei e fiquei meio tonto”, disse Vettel. “A visão frontal não é muito boa. Isso provavelmente tem a ver com a curvatura [do Shield], a visão fica distorcida e o fluxo do ar puxa o capacete para frente nas retas. A gente planejava andar mais com isso, mas eu não gostei e optamos por tirar”, apontou.

O evidente desconforto do alemão foi minimizado pela informação de que o finlandês Valtteri Bottas, absolutamente dominante nos dois treinos de sexta-feira para o GP da Inglaterra neste domingo em Silverstone, terá que pagar uma punição de cinco posições no grid de largada pela troca de câmbio de sua Mercedes-Benz.

Aí, o piloto da Ferrari curtiu. E Lewis Hamilton, também. Afinal, quanto menos rivais na luta pela pole position, melhor. Especialmente para o britânico, que precisa descontar uma diferença de 20 pontos a favor de Vettel após o GP da Áustria.

 

Comentários

  • Esteticamente é, de longe, a melhor solução apresentada até agora. Mas esse problema de distorção será complexo demais de se resolver do ponto de vista de engenharia. Pra efeito de comparação com nós simples mortais, é a mesma sensação que temos de desconforto quando dirigimos alguns modelos de carro aonde o ângulo de inclinação do parabrisa é desfavorável… só que a mais de 300 km por hora…ferrou