A caminho do WEC: Lamborghini anuncia novo programa em setembro
RIO DE JANEIRO (Lá vem o touro!) – Agora é oficial: o dia 20 de setembro está reservado pela área de comunicação da Lamborghini para um importante anúncio. Foi o que publicou o amigo jornalista português João Carlos Costa, nas redes sociais.
Será o dia em que a marca de Sant’Agata confirmará a transição do construtor italiano (pertencente ao Volkswagen Auto Group) para a classe LMGTE, o que pode englobar tanto o FIA World Endurance Championship quanto o IMSA Weather Tech SportsCar Championship. E acho que veremos a Lamborghini envolvida nas duas categorias, provavelmente a partir de 2019.
Não é surpresa: você que lê o blog já viu neste post de abril um protótipo do Huracán sendo testado em Monza. Apesar da camuflagem, já deu para notar que a asa traseira é diferente do Huracán GT3 da foto acima e é bem perceptível uma entrada de ar para o cofre do motor – que o carro da foto acima não possui originalmente.
Quando a gente fala que o WEC não vai morrer, é que o futuro da competição pode até estar entre os modelos de Grã-Turismo. Com Ferrari e Ford estabelecidas com seus programas (por enquanto), Porsche no segundo ano de seu 911 com motor central-traseiro, Aston Martin e BMW desenvolvendo carros novos e a Lamborghini a caminho, o biênio 2018/19 é tremendamente promissor para a divisão LMGTE-PRO e para a GTLM nos EUA.
Esperemos que outras sigam o exemplo, mas que o ACO e a FIA não deixem à míngua os protótipos LMP2 e principalmente os LMP1, cujo futuro está em sério risco por conta da debandada de montadoras. A menos que a competição se reinvente e seja entregue de volta aos independentes, como era na Le Mans Series, no início dos anos 2000.
O Squadra Corse, departamento de competição da marca, também trabalha no desenvolvimento de um update para o Huracán usado nos certames monomarca Super Trofeo.
gt1 -gtp back again
Vamos com calma. Nada de conclusões precipitadas!
O que seriam GTPs, C1s com motores derivados de blocos de rua na época?
Gabriel, os carros GTP dos anos 2000 eram os protótipos LMP900/LMP1 com cockpit fechado. Exemplos: Toyota TS020 (GT-One), Bentley EXP Speed 8, Mercedes CLR, enfim…
Protótipos e fórmulas em geral estão em baixa, vide os grids magros de diversas categorias mundo afora. Os GT, na contramão, estão em expansão. Um bom exemplo pra mim é a série Blancpain, que não muito tempo atrás tinha grids magros, especialmente na Sprint series, e hoje coloca dezenas de carros na pista seja prova Sprint ou Endurance, e com bons pilotos, o que é muito melhor
Excelente noticia. Uma possível saída para o enrosco em que se encontra a categoria seria a extinção da LMP1 e a promoção da LMP3 ao WEC, dessa forma a LMP2 se tornaria a categoria principal inclusive com a liberação de trincas de pilotos 100% platina. Assim o WEC aproveita a sinergia com o IMSA que irá adotar a LMP3 no próximo ano.
A LMP3 é lenta demais. E quem disse que a categoria será promovida ao lugar da PC em 2018?
Eu jurava que tinha lido isso em algum lugar, falha minha!
Mattar,
Será que o Ford GT e o novo 911 RSR serão utilizados por times privados da GTE-Am a partir do próximo ano?
Como GTE-Am usa a especificação “do ano anterior” (ou até mais velha) dos modelos GTE, então em tese já poderia haver um Ford privado correndo essa temporada e ano que vem o 911 com motor central traseiro poderia ser adquirido por alguma equipe. Essa “transferência” ocorreu do ano passado para o atual com a Ferrari 488, inaugurada em 2016 na -Pro, substituindo a 458 nas equipes -Am e o Aston sofrendo o upgrade para usar o difusor mais radical estreado nos modelos da -Pro da marca em 2016.
Fica minha curiosidade em saber porque não há um Ford privado ainda, se é por falta de interessados ou porque não foi disponibilizado pelo fabricante, com a mesma dúvida a pairar sobre o 911 para o ano que vem. Teriam essas novas máquinas se tornado muito caras para equipes privadas? Somente a Ferrari fez um produto viável para os independentes?
Não havia Ford GTE privado porque a própria marca não tinha disponibilizado. Mas para o ano que vem, a Proton Competition – fiel cliente Porsche – pode, acredite, se bandear para a Ford e pegar dois GT EcoBoost para correr no WEC e no ELMS em 2018.
A Proton de Ford é realmente uma surpresa e tanto, dizem que do outro lado do atlântico a Khron também tem interesse.
Aí sim! Lambo neles! hahahaha
Enquanto os fatalistas pregam o fim do automobilismo, nós ganhamos mais GTEs, e mais DPis. Agora é só o ACO criar coragem e faz um regulamento realista pra P1, que volta um bocado de gente.
Exatamente, o esporte sobreviveu a várias ondas de choque, em meados dos anos 90, por exemplo, tivemos o fim de WSC e DTM e a cisão da Indycar e estamos todos aqui para contar a historia.
Não vejo motivos para tanto alarde, automobilismo num cenário de carros elétricos e semi autônomos não é só plenamente possível, como provável.
Depois de tanta notícia ruim em torno do WEC, enfim uma boa. E tomara que outras marcas presentes nas competições GT3 se interessem…ainda tem Mercedes, McLaren, Bentley…para os protótipos, vejo ainda solução nos times independentes…já li em algum lugar que a própria Ford demonstra interesse em fornecer motores para a a classe DPI futuramente….esse lance de se voltar para carros elétricos creio que ficará mais para as montadoras alemãs.
Bom tudo que envolve as fabricas acaba girando em numeros estratosféricos, tomara que nao estraguem a GT, deixando esses carros muito caros e impossibilitando as equipes AM de competirem.
Rodrigo pelo site motorsport.com diz que o corvette C8 ja esta em teste acho que 2018 teremos A nova versão da empresa da gravata e 2019 o C8 GTE