MENU

9 de agosto de 2017 - 15:15Instantâneos, Memorabilia

Air Surer

b174af11677de12a85c95f57edce8197

 

RIO DE JANEIRO (Coisa de louco!)  - É um avião?

Até parece. Afinal, tem asas.

Mas é um carro, no caso um Fórmula 2. E o piloto que tira as quatro rodas do chão e voa lindamente neste instantâneo é Marc Surer, suíço que guiava para a equipe oficial March BMW em 1979.

O modelo 792 desenhado por Robin Herd tinha tanta pressão aerodinâmica que em várias pistas andava sem spoiler dianteiro. Mesmo no Nördscheleife, em Nürburgring, onde – como se vê pela imagem – os pilotos saem repetidas vezes do prumo.

Naquela etapa, a quarta do campeonato, Surer fez uma aposta: largou com pneus slicks e a pista, com seus 22,835 km de extensão na época, estava molhada em vários pontos por causa da chuva.

A aposta se pagou. A pista secou e Surer conquistou sua primeira vitória e rumou para o título. É bem verdade que foi beneficiado pela ausência de Derek Daly em três etapas. Mas com cobras criadas na F-2 feito Brian Henton e Eddie Cheever em seus calcanhares, a conquista foi valiosa e rendeu a ele uma vaga de titular na Fórmula 1, via ATS.

Hoje com 65 anos, Marc disputou 81 corridas na categoria máxima, chegando duas vezes em 4º lugar – no GP do Brasil de 1981, onde deu um show debaixo de chuva com o Ensign N180 e no GP da Itália de 1985, como companheiro de equipe de Nelson Piquet na Brabham.

4 comentários

  1. TARCISIO FRASCINO FONSECA disse:

    Duas lembranças.
    Uma ruim: ele sofreu um acidente em um rali disputado na Alemanha. Estava ao volante de um Ford RS 200. O acidente matou o navegador e acabou com a carreira de Marc.
    Uma curiosa: sua esposa Yolanda disputou algumas corridas quando ele já tinha parado.

  2. Alex Sant'Anna disse:

    Legal o detalhe das “saias” totalmente extendidas.
    Abraços!

  3. Vinicius disse:

    Vejo essa foto e me lembro que ano que vem teremos o halo!!!!!!!

  4. Rodrigo botana disse:

    A esposa do surer,yolanda surer foi pilota ,ela correu o italiano e europeu de turismo na decada de 90,hoje surer é comentarista de f1 na tv suiça

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>