6h do México: Porsche e Lotterer na frente no primeiro treino livre

MOTORSPORT : FIA WEC - ROUND 5 - MEXICO CITY (MEX) - 09/01-03/2017
Carro #1 com Andre Lotterer foi o mais rápido da sexta-feira, abrindo os treinos para as 6h do México

RIO DE JANEIRO – Após a longa pausa decorrente do verão europeu, suficiente também para que os carros e equipamentos fossem embarcados para a verdadeira trip que será o restante do campeonato, o FIA WEC deu início enfim aos trabalhos de abertura da 5ª etapa do campeonato. As 6h do México, que regressaram ano passado, serão disputadas na atual fase do Mundial de Endurance pela segunda – e última – vez na atual conjuntura, já que um calendário bianual foi anunciado como medida para incrementar a competição.

O clima nesta sexta-feira começou nebuloso principalmente fora da pista. Choveu tanto que o treino da World Series Fórmula V8 que antecedeu a primeira sessão do WEC foi bastante prejudicado. Mesmo assim, os 26 carros inscritos foram para a pista e iniciaram os acertos para a corrida que o Fox Sports 2 transmite em duas janelas neste domingo, a partir de 1 e 45 da tarde.

Com o Porsche 919 Hybrid #1, Andre Lotterer fez o melhor tempo do dia em 1’27″026, completando um total de 22 voltas. O alemão enfiou seis décimos no mais direto perseguidor, que na lista de pilotos foi o próprio companheiro de equipe Neel Jani – mas no resultado quem ficou mesmo em 2º lugar no primeiro treino foi o Porsche #2 com Earl Bamber marcando 1’27″675.

A Toyota é a única adversária dos alemães, no primeiro evento da classe LMP1 em cinco anos sem nenhuma equipe não-oficial – e o WEC dependerá muito delas para a sobrevivência da divisão principal no campeonato bianual de 2018/19. Os japoneses vieram em 3º e 4º, com Mike Conway sendo o mais veloz do carro #7 em 1’28″029. O suíço Sébastien Buemi, derrotado por Lucas Di Grassi na decisão da Fórmula E após abdicar de correr em Nova York por obrigação contratual com os nipônicos, ficou com o quarto lugar em 1’29″131.

Já neste primeiro treino, o melhor tempo da LMP2 foi superior à pole position do ano passado: Nicolas Lapierre foi o mais rápido num treino em que os três pilotos da Signatech-Alpine Matmut – entre eles o brasileiro André Negrão – foram melhores que o piloto mais eficiente no carro que ficou em segundo. O francês fez 1’34″556 contra 1’34″932 do helvético Mathias Beche, companheiro de Nelsinho Piquet na Rebellion Racing.

André deu 20 voltas – a melhor delas em 1’34″912, enquanto Bruno Senna foi o responsável pela terceira melhor marca do treino entre os carros de sua categoria com o #31 da Rebellion Racing, virando em 1’35″213. Roman Rusinov, da G-Drive Racing, foi o quarto, seguido por Vitaly Petrov.

A Manor protagonizou a única mudança na lista de entradas entre o anúncio oficial dos inscritos e a corrida: colocou Jonathan Hirschi e Tor Graves para escanteio, trazendo Matt Rao – dispensado pela Signatech-Alpine – de volta junto a Ben Hanley, que fez o 6º tempo. Líder do campeonato, o #38 da Jackie Chan DC Racing ficou apenas na sétima posição, com Thomas Laurent.

Nelsinho Piquet deu poucas voltas (apenas 10) no início da sessão. Pegou o asfalto ainda muito molhado e por isso sua marca ficou em 1’50″343. Amanhã o brasileiro deve cumprir um outro turno de voltas para trabalhar no ajuste do protótipo em ritmo de corrida.

59a9fd1dc4af1
A Ferrari com James Calado a bordo liderou a folha de tempos da divisão LMGTE-PRO

Na LMGTE-PRO, James Calado ditou o ritmo e foi o mais rápido com a Ferrari #71 da AF Corse, marcando 1’41″101, apenas 0″076 mais rápido que o Porsche de Fred Makowiecki. Nicki Thiim estabeleceu o terceiro tempo a bordo de seu Aston Martin, com Davide Rigon em quarto e Michael Christensen em quinto.

Daniel Serra, em sua estreia no circuito Hermanos Rodriguez, foi o mais rápido do trio do Aston Martin #97, demonstrando mais uma vez toda sua capacidade. O brasileiro marcou 1’42″011, sete décimos mais veloz que Darren Turner. Apesar do bom trabalho e de ter ficado dentro do mesmo segundo do mais rápido do dia, Serrinha ficou apenas com o 8º e último tempo entre os carros de sua divisão.

E na LMGTE-AM, Matteo Cairoli colocou o Porsche #77 da Dempsey Racing-Proton na frente após um longo domínio do outro Porsche, da Gulf Racing. O italiano fez o tempo de 1’42″469 contra 1’42″576 de Ben Barker. Pedro Lamy foi o terceiro mais rápido a bordo do seu Aston Martin, seguido pelas duas Ferrari 488 GTE guiadas por Miguel Molina e Keita Sawa.

59a9fd174c5e2
Daniel Serra será uma das atrações da corrida que terá transmissão em duas janelas do Fox Sports 2, neste domingo, a partir de 13h45

Neste sábado, a partir de 9h30 locais (11h30 de Brasília), os pilotos têm pela frente mais um treino livre com 1h30 de duração e espera-se ao menos que o clima esteja melhor e com menos chance de chuva. A terceira sessão livre terá início por volta de 13h45 (15h45 de Brasília), aí sim com 1h de duração. A definição do grid está marcada para 17h50 locais, 19h50 de Brasília. O site do FIA WEC transmite o treino oficial ao vivo via live streaming – pago, inclusive.

Comentários