ELMS: Graff Racing vence corrida sensacional em Spa-Francorchamps

40-10
A Graff Racing comemora a vitória em Spa-Francorchamps, com o #22 da G-Drive Racing, líder do campeonato, logo atrás (Foto: Jakob Ebrey Photography)

RIO DE JANEIRO – A quinta etapa do European Le Mans Series foi, disparada, a melhor de toda a temporada. Emoção do primeiro ao último minuto e todos os ingredientes que só uma pista mítica como Spa-Francorchamps pode proporcionar. Para a Graff Racing, foi uma corrida especial, já que o tradicional time francês chegou enfim à sua primeira vitória na classificação geral.

Longe de ter sido fácil, aliás: o carro #40 da trinca Richard Bradley/James Allen/Gustavo Yacamán teve que pagar um drive through na última volta da disputa, por conta de uma ultrapassagem irregular sobre um adversário. A G-Drive Racing vinha em segundo, descontando furiosamente a diferença nos minutos finais, graças a Ryo Hirakawa – guiando em ritmo de classificação. Uma vantagem de 20 segundos virou pó e ao cabo de 97 voltas, ficou em apenas 0″581.

Com esse pódio na Bélgica, Memo Rojas e Léo Roussel, que disputaram todas as provas do campeonato a bordo do carro #22, ganharam mais seis pontos para a trinca do #32 da United Autosports, que chegou em quarto na pista de Spa-Francorchamps – atrás dos garotos russos Egor Orudzhev/Matevos Isaakyan, em mais outra performance impressionante a bordo do Dallara P217 da SMP Racing.

Pole position na qualificação disputada sábado, a DragonSpeed outra vez foi batida em ritmo de corrida e acabou em 5º lugar. Pior mesmo foi a situação da Algarve Pro Racing, que viu sua corrida virar pelo avesso graças a uma senhora porrada do carro então guiado por Andrea Roda, provocando inclusive a entrada do Safety Car. Felizmente, o piloto italiano nada sofreu.

Na LMP3, a AT Racing dominou a corrida praticamente por completo e levou a pontuação máxima da etapa com Aliaksandr Talkanitsa/Aliaksandr Talkanitsa Jr./Mikkel Mac Jensen fechando a disputa em 12º lugar na classificação geral, uma volta na frente da concorrência.

A Duqueine Engineering conquistou um excelente 2º lugar com Antonin Borga/David Droux/Nicholas Schatz a bordo do Norma M30, pouco mais de quatro segundos à frente de John Falb/Sean Rayhall, que lideram o campeonato e somaram mais 15 pontos na tabela. A dupla da United Autosports caminha célere para o título.

Entre os LMGTE, os problemas do Porsche pole position guiado por Matteo Cairoli/Christian Ried/Joël Camathias fizeram a trinca perder 21 voltas em relação à concorrência. E pela terceira corrida consecutiva, ganhou a Spirit of Race – desta vez com a Ferrari 488 GTE #51 guiada por Rino Mastronardi/Giorgio Roda/Andrea Bertolini, com vantagem de uma volta para Robert Smith/Will Stevens/Jody Fannin.

Os britânicos da JMW Motorsport conseguiram, com o resultado, levar a decisão para Portimão: Smith e Fannin têm agora 86 pontos, apenas um atrás de Salih Yoluc/Euan Hankey/Nicki Thiim, que terminaram em Spa-Francorchamps na 5ª colocação.

A decisão do ELMS será no próximo dia 22, no Autódromo Internacional do Algarve.

Comentários