Ford monopoliza pódio na abertura da Pirtek Enduro Cup em Sandown Park

Mot_Supercars_4-3_12680671_1774248_2017091717090dbe9b08a-8257-41d3-8aa4-d1c64c22e0e7.jpg_sd_800x600
Impecáveis, Cameron Waters e o convidado Richie Stanaway venceram a primeira prova do Pirtek Enduro Cup em Sandown Park

RIO DE JANEIRO – Os Ford FG X Falcon foram absolutos na etapa de abertura do Pirtek Enduro Cup – campeonato paralelo de provas de longa duração que faz parte da Supercars Australiana. A corrida de Sandown Park foi a décima de um total de 14 eventos previstos para o campeonato – e a segunda mais extensa da temporada, com duração de 500 km – 125 voltas no total.

O evento teve um grande acidente, ocorrido durante a prova extra para os pilotos convidados, que definiu parte do critério de classificação para o grid de largada da Sandown 500. Um piloto mais afoito provocou uma colisão com o carro #21 inscrito pela Brad Jones Racing para a dupla Tim Blanchard/Todd Hazlewood – este último é quem participava daquela corrida e acabou tendo o azar de bater muito forte na barreira de proteção. O piloto saiu andando, mas o carro ficou inteiramente destruído e os pilotos não correram a prova, logicamente – a propósito, a equipe já começou a reconstrução do carro para a próxima etapa.

O Fox Nitro mostrou a porrada na última segunda-feira, mas o blog repete a dose aqui pra vocês.

https://www.youtube.com/watch?v=4Ko6fGgGHF0

Com as vitórias nas provas classificatórias, tanto com o convidado Richie Stanaway quanto com o titular Cameron Waters, o Ford #6 preto pintado nas cores da Monster Energy largou da pole position e Stanaway, que tem participações positivas no Mundial de Endurance (WEC) e também nas 24 Horas de Le Mans, guiou muito bem durante dois stints, passando o bastão para Waters suportar de forma brilhante a pressão de Scott McLaughlin, da DJR Team Penske.

O neozelandês recebeu o carro das mãos de Alexandre Prémat e fez um excelente trabalho para chegar em 2º e se consolidar como o líder geral do campeonato com 2334 pontos contra 2250 do multicampeão Jamie Whincup, que terminou a disputa em 6º lugar dividindo o Holden Commodore da equipe Red Bull Racing Australia com Paul Dumbrell.

A dupla formada por Chaz Mostert (que fez a volta mais rápida da corrida) e Peter Owen fechou o pódio num desempenho quase perfeito para os carros do oval azul. Garth Tander e o convidado James Golding completaram na quarta colocação, seguidos por Fabian Coulthard e Tony D’Alberto, num quarto Falcon entre os cinco primeiros colocados. O melhor Nissan Altima L33 do evento ficou somente em 15º lugar com Rick Kelly/David Wall, uma volta atrasado.

No Pirtek Enduro Cup, Waters/Stanaway largam na frente somando 300 pontos contra 276 de McLaughlin/Prémat e 258 de Mostert/Owen. E a próxima corrida é nada mais, nada menos, que os lendários 1000 km de Bathurst, no circuito de Mount Panorama, dia 8 de outubro.

Comentários