GT Open: Venturini é o líder isolado e a luta pelo título segue em aberto
RIO DE JANEIRO – O International GT Open tem um novo líder – isolado. Por decisão da Imperiale Racing em separar neste fim de semana os pilotos Thomas Biagi e Giovanni Venturini, inscrevendo o segundo nome no carro extra que a equipe alinhou na rodada dupla de Silverstone, ficou claro que um deles – ou mesmo os dois – poderiam ficar no prejuízo dependendo da combinação de resultados. Acabou que o beneficiado foi mesmo Giovanni Venturini, que dessa forma se tornou o novo líder absoluto da classificação, faltando apenas duas rodadas e quatro corridas para o término da temporada.
No sábado, o italiano e seu novo parceiro Marco Mapelli conseguiram um convincente 2º lugar, enquanto Biagi alinhou com Raffaele Gianmaria e terminou logo atrás, em terceiro. Mas, neste domingo, Thomas acabou apenas na 8ª posição, enquanto Venturini chegou num importante quarto posto. Com isso, ele chegou a 80 pontos, enquanto o antigo parceiro não passou de 74.
A dupla formada por Albert Costa/Philipp Frommenwiler segue intacta e inabalável na batalha pela liderança e pelo título. Com o Lexus RC-F GT3 da Emil Frey Racing, mostraram todo o foco e forma ao vencerem tranquilamente e de ponta a ponta a prova do sábado, com 15 segundos de vantagem para os rivais. Neste domingo, os pilotos do carro #54 conquistaram mais um pódio, terminando em 3º lugar, resultado que os deixou com 76 pontos e na vice-liderança.
O que os rivais provavelmente não contavam foi com o ótimo desempenho das duas BMW M6 GT3 da Teo Martin Motorsport, que deram um show na corrida de domingo. Fran Rueda conquistou a pole com o carro #65 partilhado com o sueco Victor Bouveng, mas o triunfo ficou mesmo com o outro carro guiado pelos portugueses Antônio Félix da Costa/Lourenço Beirão da Veiga, numa performance impressionante dos lusos. Apesar da perda da vitória, Bouveng/Rueda continuam bem no campeonato, mesmo com o 9º lugar conquistado na véspera. Eles estão a oito pontos de Venturini na tabela de classificação.
Para Miguel Ramos/Mikkel Mac Jensen, foi um fim de semana daqueles pra esquecer. A Ferrari da dupla da Spirit of Race não teve velocidade nenhuma ao longo do fim de semana e o máximo que conseguiram foi a nona posição na prova #2, resultado que os deixou mais distantes na classificação – agora a 18 pontos da liderança.
As duplas brasileiras não foram bem: Allam Khodair/Marcelo Hahn recuperaram das últimas filas no sábado para a 15ª colocação na prova #2, que deixou os pilotos da Drivex em quinto lugar na subclasse Pro-Am. No domingo, o carro #16 largou de sexto com Khodair em ótima performance na qualificação, mas o Mercedes-AMG da dupla teve problemas mecânicos, vazando muito óleo. Como efeito, Hahn deu uma série de rodadas antes de abandonar.
Márcio Basso e Flávio Nonô Figueiredo voltaram a competir juntos no GT Open e com a Mercedes-AMG da Sports & You terminaram apenas em 23º e penúltimo no sábado, conquistando a quarta posição na subclasse Am. No domingo, eles melhoraram para terminar em 2º no grupo e em décimo-oitavo na prova. No campeonato dos pilotos de menor graduação, Basso é quarto com 27 pontos e Nonô Figueiredo é quinto, com 14. Os portugueses Manuel Da Costa e Miguel Sardinha – que antes corriam como Antônio Coimbra e Luis Silva (não, não é piada de português!) lideram a classificação com 33.
Na Pro-Am, Shaun Balfe/Rob Bell venceram uma das etapas em Silverstone e superaram Marco Cioci/Piergiuseppe Perazzini por seis pontos (56 a 50). Marcelo Hahn é o 4º colocado com 36. Alan Hellmeister soma 22 e está em décimo, logo à frente de Allam Khodair, com 14.
Na etapa de Monza, Hellmeister deve regressar ao cockpit do carro #16. É que a Stock Car correrá em 1º de outubro na Argentina, em Buenos Aires.
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